Zoom mentiu sobre os seus números! Afinal não têm assim tantos utilizadores

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com o rebentar da pandemia do COVID-19 e respetiva quarentena global, os vários serviços de vídeo-chamada viram a sua base de utilizadores disparar para números nunca antes vistos. Um dos que mais destaque ganhou foi o Zoom, tendo revelado que passaram de 10 milhões de utilizadores diários para uns impressionantes 300 milhões.

No entanto, parece que a empresa estava realmente a mentir sobre o número de utilizadores diários do seu serviço. A descoberta foi feita pelo The Verge, que reparou numa ligeira (mas importante) alteração no comunicado oficial feito pelo Zoom. Em vez de declarar que têm 300 milhões de utilizadores diários, agora afirmam ter 300 milhões de participantes diários em vídeo-chamadas.

Zoom poderá afinal não estar tão longe dos seus rivais como se pensava

Considerando os números originais revelados pela empresa, tudo indica que o Zoom era o atual líder isolado no que respeita às plataformas de vídeo-chamadas, mas parece que isso pode não ser verdade.

Diferença entre utilizadores diários e participantes diários

Estes são dois conceitos totalmente diferentes, que marcam toda a diferença entre a popularidade destas plataformas. O número de utilizadores diários representa o número real de utilizadores únicos a utilizar o serviço durante um período de 24h.

Por outro lado, o número de participantes diários não possibilita aferir o número total de utilizadores únicos. Isto porque, neste conceito, o mesmo utilizador poderá ser contabilizado inúmeras vezes consoante o número de vídeo-chamadas em que participa.

Microsoft Teams e Google Meet não estão muito longe de alcançar o Zoom

Ainda que os novos números apresentados pelo Zoom sejam impressionantes, deixam de colocar o serviço numa posição fora do alcance dos seus rivais.

Por exemplo, o Microsoft Teams já conta com mais de 75 milhões de utilizadores diários na sua plataforma, apresentando um crescimento de 70% durante o último mês. No que respeita ao número de participantes diários, já conseguiram registar mais de 200 milhões num só dia.

Nesta "batalha" o Google Meet é o serviço que se encontra claramente em terceiro lugar, apresentado números muito mais modestos. Ainda assim, o serviço da Google continua a apresentar um crescimento incrível, contando com 3 milhões de novos utilizadores todos os dias.

De acordo com as mais recentes informações reveladas pela Google, contam já com mais de 100 milhões de participações por dia, confirmando o seu grande crescimento durante as últimas semanas. Estes valores deverão aumentar mais ainda durante os próximos dias, visto que a Google disponibilizou o Google Meet para todos os utilizadores gratuitamente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 4a: smartphone chegará às lojas ainda em maio
  • Google Lens vai-te fazer esquecer que calculadoras existem! Vê-o em ação
  • Google Meet está no bom caminho para "apanhar" o grande rival Zoom, afirma CEO
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.