tumb-zenonia3

Zenonia 3 é o terceiro jogo da saga de RPGs de ação, Zenonia, da Gamevil. A história desenrola-se à volta de Chael e da sua amiga Runa, uma fada, que acabam por envolver-se numa batalha épica entre anjos e demónios.

   

Zenonia 3 tem um sistema de combate orientado para ação em tempo real relembrando-nos dos RPGs mais tradicionais como Zelda. A maioria dos combates envolvem apenas posicionar a nossa personagem na direção correta do inimigo e pressionar o botão de ação – um pouco como o outro jogo da companhia que analisamos (Destinia). Infelizmente a experiência em Zenonia 3 não é tão boa como em Destinia e a jogabilidade pode tornar-se um pouco aborrecida.

No entanto em Zenonia 3 podemos verificar o que é esperado num típico jogo de RPG, incluindo uma grande variedade de missões, personalização de personagens e uma história principal detalhada. A história em si apesar de detalhada e interessante, torna-se um pouco cliché uma vez que o tema já é algo comum nos jogos RPGs.

Cena Introdutória Cena onde a fada Runa fala com Chael

A escolha da personagem é também algo limitada uma vez que apenas podemos escolher entre quatro classes: Sword Knight que nada mais é do que a tradicional classe de guerreiro com espada na mão e ataques poderosos; Shadow Hunter, uma classe mais ágil; o Mechanic Launcher, com os seus ataques à distância; e o Natura Shaman, uma espécie de mago.

Escolha da classe Completando missão

A jogabilidade é simples. Usamos o pad direcional, que no entanto não é tão reativo como o do Destinia, o botão de ação e os botões das barras de Itens/Habilidades. Os inimigos/monstros irão largar itens como armas, armadura, poções entre outros e estes podem posteriormente ser equipados ou adicionados aos botões de acesso rápido, um pouco ao estilo de Destinia e de tantos outros RPGs. No entanto toda a interface do jogo é pequena o que dificulta muitas vezes os acessos às seções do menu.

Menu do jogo Cena do Inicio de uma missão

Um dos aspetos igualmente negativos é a maneira como a história introdutória é contada, sendo um pouco aborrecida até em comparação com a de Destinia, anteriormente analisado, que igualmente tinha uma introdução longa, mas as cenas eram apresentadas de um modo mais interessante. Com Zenonia 3 só nos apetece saltar toda a cena introdutória.

Já a música é agradável, se bem que pode-se tornar repetitiva caso se passe muito tempo no mesmo mapa do jogo, algo que neste tipo de jogos costuma a acontecer.

Para um fã de RPGs de ação, este jogo poderá ser uma opção a considerar, no entanto existem melhores opções disponíveis.

Podem fazer o download deste jogo AQUI.