Youtube vai passar a ter botão que promete dividir opiniões

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google prepara-se para fazer uma mexida nos seus botões de navegação do Youtube. E o objetivo é fazer da plataforma no Android (e no futuro no iOS), um espaço mais amigo dos criadores de conteúdo.

Como podes ver pelas imagens abaixo, o Youtube vai passar a ter um botão de “criar” ao centro da barra inferior da app. Mas este deve dividir opiniões, já que faz cair por terra o ícone das notificações deste espaço.

Na imagem partilhada pelo 9to5Google, vemos como o design que a app tem atualmente e como vai ficar. Com a chegada do botão de “criar” a este espaço, o atalho para as notificações passa para a barra superior, ao lado da pesquisa.

O objetivo desta mudança é “facilitar a criação de vídeos em mobile”. Contudo, certamente que os utilizadores que apenas usam a plataforma para consumo de multimédia, prefeririam manter o atalho das notificações no mesmo sítio.

Ao que é referido, esta funcionalidade já apareceu aos utilizadores da Índia na versão 15.30 da app em Android. Mas a Google já referiu esta vai chegar a “todas as regiões globalmente no futuro” e também ao iOS.

Resta saber se esta funcionalidade vai ser bem acolhida pelos utilizadores que não criam conteúdo para a plataforma. O 9to5Google também refere, e bem, que este pode ser o primeiro passo para a implementação do “Shorts” (a alternativa do Youtube ao TikTok.

Editores 4gnews recomendam:

  • Qualcomm trará o 5G para os telemóveis mais baratos que podes comprar!
  • Xiaomi Poco X3 NFC apanhado em vídeo de hands-on: especificações completas reveladas
  • Umidigi A7S é oficial! Um smartphone barato que dará muito jeito em plena pandemia
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.