
Nos últimos anos, o YouTube começou a reprimir o uso de bloqueadores de anúncios na plataforma, alertando os utilizadores sobre um possível bloqueio na reprodução de vídeos e até impedindo alguns de assistir a conteúdos.
Agora, conforme relataram utilizadores no Reddit, a plataforma retomou o combate aos adblocks, com milhares de pessoas a afirmar que o YouTube estava fora do ar.
O verdadeiro motivo da falha
No entanto, a causa do problema era, na verdade, uma atualização de um bloqueador de anúncios.
No subreddit YouTube, vários utilizadores comentaram que o serviço estava a funcionar normalmente e que o problema estava no próprio adblock.
“Parece que lançaram uma atualização para impedir o uso de bloqueadores de anúncios. Curiosamente, embora eu use um bloqueador no YouTube, o bloqueador integrado do Opera nunca funcionou porque as minhas extensões do navegador já tratavam de tudo — e ainda tratam.
Por isso, não acho que isto vá travar muito o uso de adblocks.”
Como explica o Windows Central, os relatos recentes sobre falhas na plataforma parecem estar relacionados com o navegador Opera, que possui um bloqueador de anúncios integrado.
Ainda não há uma causa confirmada, mas é certo que o YouTube continua a desenvolver novas formas de impedir que os utilizadores vejam vídeos sem publicidade.
Alternativas para continuar a ver vídeos com adblock
Por enquanto, parece que a melhor solução para quem enfrenta dificuldades na reprodução de vídeos no YouTube (sem assinar o YouTube Premium) é usar um navegador e uma ferramenta de bloqueio que não tenham sido afetados pelas mudanças do Google.
Como observa o Windows Central, a combinação mais eficaz para ver vídeos com adblock é utilizar o Microsoft Edge com o uBlock Origin.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
