O combate à desinformação nas redes sociais tem sido uma preocupação crescente dos gigantes das plataformas digitais, seja por imposições legais, por pressão dos utilizadores ou porque pode também pôr em causa a credibilidade dessas redes.
Numa altura em que a utilização de vídeos antigos como novos e a aplicação de técnicas que usam ferramentas de Inteligência Artificial é cada vez maior, o YouTube é uma das plataformas em que a luta contra a desinformação terá de ser permanente, inovadora e feita com diferentes recursos.
Em preparação está uma nova funcionalidade que pretende exatamente combater a esse tipo de vídeos, neste caso dando aos utilizadores o poder de adicionar notas sobre um conteúdo específico.
A palavra dos utilizadores pode contar – tal como na rede social X
Depois de anunciar a nova funcionalidade em junho e de iniciar os testes com um número limitado de utilizadores, o YouTube está agora a alargar o seu âmbito e a convidar mais utilizadores.
A informação está a ser avançada pelo site SamMobile (via 9To5Google), que dá conta de emails enviados pelo YouTube para muitos utilizadores convidando-os a testar uma nova funcionalidade ‘que ajuda as pessoas a combater a desinformação’.
A nova funcionalidade não é mais do que a introdução de ‘Notas de visualização’ por parte dos utilizadores, que poderão deixar indicações sempre que acharem um vídeo do YouTube “confuso ou impreciso”.
Será também possível enviar uma nota para esclarecer melhor uma dúvida relativa a um determinado vídeo, bem como decidir se as notas já associadas a um vídeo são também partilhadas. Por fim, os utilizadores poderão ainda adicionar ‘carimbos de data/hora’ para o próprio vídeo.
Boas práticas para seguir
A par da funcionalidade propriamente dita, o YouTube vai também a disponibilizar um conjunto de ‘boas práticas’ para os utilizadores a usarem da melhor forma.
Por exemplo, o YouTube sugere que as pessoas citem sempre as fontes em que basearam as suas notas; e que introduzam um contexto sempre que não esteja de imediato disponível; ou que as suas notas sejam ‘neutras e fáceis de entender’. Cada nota apenas será publicada se um número suficiente de pessoas a classificar como ‘útil’.
Segundo o SamMobile, a nova funcionalidade apenas funciona nas versões do YouTube para smartphones e tablets. A empresa poderá alargar a sua disponibilidade a outras plataformas, mas apenas caso os resultados dos testes sejam ‘bem-sucedidos’.