O serviço de subscrição para acesso ao YouTube sem publicidade e mais regalias, o YouTube Premium, conta atualmente com mais de 80 milhões de assinantes em todo o mundo. As métricas foram agora divulgadas pela própria plataformas de vídeos da Google celebrando o seu sucesso.
Trata-se de um crescimento sólido no número de utilizadores pagos no YouTube, com acesso igualmente amplo à plataforma YouTube Music. É uma boa métrica para a plataforma, indo ao encontro das expectativas da gigante norte-americana para este serviço de acesso a conteúdos de vídeo e música online.
80 milhões de subscritores do serviço YouTube Premium e YouTube Music
Foi através de uma publicação assinada por Lyor Cohen que a tecnológica norte-americana, através do seu blog, com vários motivos para a Google festejar nesta quadra natalícia. Atentando nos dados registados até finais de setembro de 2022, a base de assinantes mensais do Premium ascendia aos 80 milhões.
"Hoje celebramos uma meta importante. Desde setembro de 2022 que o YouTube ultrapassou 80 milhões de subscritores mundiais do YouTube Premium e Music, incluindo os que estão na fase de acesso prévio (trial). É um aumento de 30 milhões de membros face aos 50 milhões registados no ano passado nesta mesa altura. É um momento monumental para a música no YouTube, para os nossos subscritores e artistas. Não o teríamos conseguido sem vocês".
O executivo da tecnológica norte-americana aprova a abordagem ao mercado seguida pela sua equipa. É, mais uma vez, a prova das principais fontes de receita para a gigante das pesquisas, sobretudo nesta plataforma, a publicidade exibida e as subscrições.
YouTube Music quer afirmar-se como alternativa ao Spotify e Apple Music
O YouTube enquanto plataforma de vídeos exibe cada vez mais publicidade. Parte das receitas com a sua apresentação revertem para o criador de conteúdos, mas uma porção significativa retorna para a Google. Em simultâneo, com cada vez mais utilizadores a estarem saturados de ver publicidade na plataforma, o pagamento da mensalidade acaba por ser um passo lógico.
Desse modo, não têm que se preocupar novamente com a exibição de publicidades no início, meio e fim dos conteúdos, deixando estas de interromper a apresentação destes. Para além disso, o YouTube "grátis" serve também, cada vez mais, como porta de acesso à versão paga, o seu Premium.
São metas como esta agora alcançada que também alimentam a ambição crescente do YouTube. Com efeito, a gestão da empresa quer chegar a um número crescente de utilizadores do Spotify como plataforma de eleição para o streaming de música.
Não obstante, o Spotify conta atualmente com 195 milhões de subscritores em todo o mundo, pelo que a Google tem ainda um longo caminho a percorrer.
Para além disso, note-se, há ainda uma concorrência cada vez mais acirrada entre o Spotify, Amazon Music e claro, o serviço de música da Apple no mercado do streaming em 2022.
Por fim, recordamos que ainda recentemente a plataforma de vídeos da Google recebeu uma nova e mais moderna interface do utilizador. As mudanças, entretanto, já chegaram a todas as plataformas, bem como às várias regiões do globo.
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