A Google está a 'empurrar' o YouTube Music para os dispositivos dos utilizadores com todo o vigor. A sua medida mais recente de incentivar o uso do serviço é incluir a aplicação no Google Apps, conhecido também por GApps. Este é o conjunto de apps que a Google inclui sempre pré-instalado nos telemóveis Android.
Assim sendo, todos os telemóveis lançados a partir de agora com Android Pie ou o novo Android 10 terão o YouTube Music pré-instalado. O GApps inclui o Gmail, YouTube, Google Drive, Google Maps e muitas outras da empresa de Mountain View.
YouTube Music é a aposta da Google no streaming de música
À semelhança de Spotify, Apple Music ou Deezer, o YouTube Music permite-te fazer streaming de músicas. É importante salientar que este serviço não é o YouTube Red, que retira anúncios nos vídeos e permite guardá-los offline.
Em Portugal, o YouTube Music tem um valor de subscrição de 6,99€ tendo ainda os planos familiar ou estudante. Caso utilizes o YouTube Music gratuito, a app é bastante limitada pois tem anúncios e não permite reprodução offline ou com ecrã desligado.
YouTube Music vai substituir o Google Play Music eventualmente
O Google Play Music é o próximo serviço da empresa a ir para o famoso 'cemitério' da Google, juntando-se ao Inbox e Google+. O YouTube Music será o seu óbvio substituto como reprodutor de música por definição no Android e as suas futuras versões.
No entanto, o YouTube Music ainda não é tão completo como o seu antecessor. Por exemplo, o YouTube Music não consegue ler e reproduzir músicas guardadas no dispositivo, atualmente. A Google provavelmente irá incluir essa opção assim que desfasar por completo o Google Play Music.
Editores 4gnews recomendam:
- Motorola Razr. Smartphone dobrável de sonho pode chegar ainda em 2019
- Facebook com 'likes' escondidos já está a ser testado
- Realme: telemóvel 'misterioso' surge em certificação sendo possível rival ao Redmi K20 Pro