YouTube: Já sabes como ver o tempo que "desperdiças" a ver vídeos?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante os últimos tempos temos visto várias empresas a colocarem à disposição dos utilizadores estatísticas sobre o tempo da sua vida que dedicam a cada uma das aplicações. O YouTube é uma das aplicações que agora oferece esta possibilidade.

Por exemplo, a Apple introduziu no iOS 12 uma nova funcionalidade "Screen Time" que permite aos utilizadores não só ver, mas também restringir o tempo de utilização de algumas aplicações.

Vê ainda: Google Pixel Launcher: Personaliza o teu Android e deixa-o como um Pixel

Com o crescimento surreal das redes sociais e plataformas como o YouTube, não é muito difícil seres "engolido" pela quantidade de informação que chega ao teu smartphone quase minuto a minuto. Desta forma, torna-se cada vez mais fácil perderes-te num mundo digital sem dares sequer conta do tempo que acabas por "desperdiçar".

Este tipo de funcionalidade não faz milagres como é óbvio. Uma vez que consegues sempre ignorar qualquer aviso ou simplesmente nem olhar para as estatísticas. Por outro lado, é também importante, pois de forma bastante simples coloca à disposição dos utilizadores informações que em certos casos podem ser bastante importantes.

Já sabes como ver o tempo que passas a ver vídeos no YouTube?

No caso da aplicação do YouTube, a relevância destes dados estatísticos depende bastante to tipo de utilizador. Por exemplo, no meu caso específico acaba por não ser muito relevante. Uma vez que, passo grande parte do tempo com playlists de música a tocar em plano de fundo. Desta forma, o número de horas passadas a "ver vídeos" na plataforma acaba por não ser fiável.

Se no teu caso, não utilizas muito o YouTube para ouvir música, poderá ser benéfico saberes quanto tempo realmente perdes a ver vídeos. Ainda que muito provavelmente acabes por não fazer nada quanto a isso, certamente que vais ficar surpreendido com as estatísticas.

Segue as indicações em baixo para teres acesso às tuas estatísticas do YouTube

Tal como seria de esperar, é muito simples aceder a estas estatísticas de visualização. Afinal de contas não iria fazer muito sentido caso o YouTube implementasse uma funcionalidade deste género e não a implementasse com fácil acesso.

Nas estatísticas vais poder ver o tempo divídido em 4 segmentos diferentes: Hoje, Ontem, Última semana e Média diária. Com estas quatro categorias vais cosneguir ter uma boa ideia do tempo que passas-te a ver vídeos na plataforma da Google durante a última semana.

Para além das informações sobre o tempo que passas a ver vídeos. Vais também ter à disposição algumas ferramentas que te poderão auxiliar no controlo da forma como utilizas o YouTube. Também nesta secção vais poder ativar uma notificação para te relembrar de fazer uma pausa. Assim como agendar um resumo do dia, que vai englobar todas as novidades das tuas subscrições.

Por enquanto, esta funcionalidade é exclusiva das suas aplicações para smartphones, não tendo sido ainda implementada na versão Web. Certamente que não deverá demorar muito tempo até que faça esta transição.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 7 aplicações Android estúpidas e insignificantes

Google Play Store: Star Walk 2 é fantástica e vai-te fazer olhar para o céu

Google Maps: Esta nova característica é uma das melhores da aplicação

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.