
Milhões de dólares para um salão de baile na Casa Branca
Em 2021, Donald Trump moveu um processo judicial contra o YouTube alegando que a plataforma tinha suspendido a sua conta indevidamente. Ainda que a conta do atual presidente dos EUA tinha sido restabelecida em 2023, a compensação pelos dois anos de suspensão estavam por resolver.
Agora, as duas partes chegaram a acordo com o YouTube a concordar pagar 24,5 milhões de dólares – 20,8 milhões de euros. Mas de acordo com a agência Reuters, há uma pequena nuance inesperada neste acordo: 22 milhões de dólares (18,7 milhões de euros) dessa indemnização vão ser direcionados para a construção de um salão de baile na Casa Branca.
Este é um resultado surpreendente que ninguém esperava. Avança a agência de notícias que os 22 milhões de dólares vão ser pagos ao Trust for the National Mall para a construção desta nova divisão – ou será que devemos dizer ala?!
Meta teve o mesmo resultado
Mas ainda que seja insólito, esta não é a primeira vez que Donald Trump chega a um acordo destes. O presidente Donald Trump também processou a Meta pelo mesmo motivo, alegando que a rede social de Mark Zuckerberg queria “silenciar vozes conservadoras”.
Tudo foi resolvido em janeiro deste ano, com a Meta a pagar também 25 milhões de dólares. Desse total, 22 milhões de dólares foram doados a um fundo para a criação de uma futura biblioteca do atual presidente dos EUA, em Miami.
Ainda que tenha pago a indemnização, o YouTube continua sem admitir qualquer irregularidade no seu funcionamento. Mais: a conhecida plataforma já admitiu que não vai fazer qualquer alteração à sua política de funcionamento, após este acordo.