Yahoo muda de nome para Altaba após compra pela Verizon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Verizon, uma das maiores fornecedoras de telecomunicações norte-americanas está a ponderar adquirir a Yahoo por cerca de 4.8 mil milhões de dólares.

Apesar de o negócio ainda não estar fechado, a Verizon já delineou os seus planos de acção para a eventualidade de se tornar a nova dona da Yahoo.

Vê também: VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

Contudo, a Verizon está algo receosa e poderá rejeitar o negócio, sobretudo depois de há algum tempo atrás termos visto um assustador número de contas e perfis da Yahoo a serem pirateadas, algo que certamente afetará as negociações.

A nova dona irá utilizar as suas plataformas publicitárias, o serviço de e-mail da Yahoo, bem como as suas aplicações e vários websites. O primeiro ponto deste plano de acção passa pela mudança de nome de Yahoo para Altaba, em seguida, a Verizon irá despedir pelo menos 6 directores actualmente em funções, entre eles consta Marissa Mayer, atual CEO de uma das marcas mais populares da Internet.

Nos últimos anos a Yahoo encontrava-se numa autêntica espiral recessiva, ainda que em 2016 tivessem sido propostas várias medidas para recuperar a empresa o esforço foi em vão.

O resultado? Durante o ano passado despediram 1700 pessoas, cerca de 15% de todos os seus empregados, encerraram departamentos, venderam imóveis, venderam mais patentes, etc.

A atual situação crítica em que a esta empresa se encontra deve-se à sua atividade nos passados anos em que a gigante se preocupava apenas em comprar mais empresas, mais marcas, sem que estas conseguissem acrescentar valor económico à Yahoo.

Em suma, criaram uma bolha de influência que não conseguiu gerar lucro à casa mãe e, em última instância, isto ditou a sua ruína. O desaparecimento da Yahoo, bem como a sua icónica CEO, ditará o fim de toda uma era da internet. O advento do Facebook, a afirmação da Google como rainha absoluta e toda uma série de más decisões no seio da Yahoo acabaram por ser fatais.

Por último, a título de curiosidade, a empresa podia ter sido comprada pela Microsoft, em 2008, por cerca de 45 mil milhões de dólares. Agora, em 2016, a Yahoo terá muita sorte se a Verizon decidir investir os 4.8 mil milhões de dólares nesta antiga gigante.

Talvez queiras ver:

Nexus 6: Android 7.1.1 Nougat já disponível

Sharp começará a produzir ecrãs OLED para a Apple em 2019

Samsung Pay Mini deverá ter integração direta com a Bixby

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.