2
foto tirada antes de o smartphone cair à água

Não é todos os dias que ouvimos falar de casos destes, um Sony Xperia Z2 caiu ao mar durante um passeio de jet-sky e passadas 6 semanas encontrava-se plenamente funcional.a Sony foi uma das primeiras construtoras a incorporar a certificação IP67, resistência a água e pó, nos seus smartphones, em 2011 com o Xperia active mas só em 2013 com o Xperia Z fez da IP67 uma das suas imagens de marca. Como seria de esperar, o Xperia Z2  também tem esta certificação.

Esta certificação IP67 é vulgarmente entendida como resistência total ao pó e água até uma profundidade de 1,5 metros durante 30 minutos. Água doce.

Até eu tinha algumas dúvidas quanto à real robustez e resistência à água destes dispositivos, mas acabei de as perder depois de ler esta notícia.

   

4De acordo com a imprensa sueca, Alexander Maxén de Gotemburgo, estava em férias com um amigo, aproveitando o bom tempo para fazer Jet-sky. Sem grandes preocupações, deixou o smartphone no banco da mota quando foi acelerar. Sem grandes surpresas o Xperia Z2 foi ter com os peixes e como o fundo do mar nessa zona ficava a 10 metros de profundidade, não tinham meios para o recuperar.

Depois de chegar a terra tentaram ligar para o smartphone e para grande surpresa ele dava sinal de chamada. Seis semanas mais tarde, o seu amigo que vive na região foi fazer mergulho e conseguiu encontrar o Xperia Z2.

O pobre smartphone  tinha sofrido alguns danos externos, o painel traseiro em vidro estalou devido à grande pressão, e obviamente a bateria estava a zero.

5Para surpresa de ambos, quando o ligaram à tomada o indicador LED do Xperia Z2 acendeu-se, sinal de que estava a carregar. Pouco depois estava perfeitamente funcional, fazendo chamadas e tudo mais. 

O seu dono, Alexander, decidiu não reparar os danos externos, achou que seria uma boa lembrança da jornada inesperada do Xperia Z2 que passou seis semanas em água salgada a uma profundidade de 10 metros.

Já ouvimos uma história semelhante de um Nokia Lumia 800 que também tinha estado no fundo do mar uns três meses e que também se conseguiu ligar e recuperar os dados, mas este Xperia Z2 estava completamente funcional.


Foto tirada antes de cair
Foto tirada antes de cair
Depois da estadia no fundo do mar
Depois da estadia no fundo do mar

Sorte ou engenharia? O que ditou a sobrevivência deste Sony Xperia Z2?


Deixe-nos o seu Like na página do Facebook  e Subscreva o canal no Youtube .
Aplicação para Android 4Gnews.pt
Windows Phone  4Gnews.pt 8 e 8.1

fonte