
1. Mais autonomia
No lançamento oficial do YU7, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, comparou o novo EV com o Model Y e parece que a Tesla fica a perder em vários pontos cruciais, desde logo a começar pela autonomia.
As variantes base e Pro do YU7 estão equipadas com baterias de 96,3 Kwh que fornecem de até 835 quilómetros e 770 quilómetros de autonomia, respetivamente.
Já a versão Max, graças à sua bateria de 101,7 kWh tem alcance para de até 760 quilómetros. Ora o Tesla Model Y, na versão WLTP disponível em Portugal, permite percorrer de até 600 quilómetros.
2. Mais rápido e mais potente
Para quem gosta de sentir aceleração, o Xiaomi YU7 também é a escolha ideal, por ser mais potente e rápido que o seu rival da Tesla.
A variante Max do YU7 tem uma potência de 690 cavalos e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 3,23 segundos.
Já a versão Long-Range Dual Motor AWD Launch Edition do Tesla Model Y tem 372 cavalos e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 4,3 segundos.
E atenção que a variante Pro do YU7 também consegue superar o modelo Tesla com uma aceleração de 4,27 segundos.
3. Carregamento mais rápido
A maior parte dos veículos elétricos usa o sistema de carregamento 400 V. O Tesla Model Y usa-o. Mas a Xiaomi usa antes a plataforma 800 V com tecnologia de carboneto de silício.
Esta é melhor porque carrega mais rápido e lida melhor com a gestão de calor provocada pelo carregamento. Segundo a Xiaomi, este método de carregamento consegue acrescentar 620 quilómetros de alcance em apenas 15 minutos, em condições ideais de carregamento.
Já o Model Y da Tesla demora, de acordo com o site Gizmochina, 27 minutos a levar a bateria dos 10% aos 80%.
4. Condução inteligente
A Xiaomi tem um imenso know-how na área de tecnologia que transportou para a sua área de veículos elétricos. Se o SU7 reflete esse conhecimento, o YU7 fá-lo ainda de forma mais convincente.
O novo elétrico da Xiaomi está equipado com o mais recente processador Thor da Nvidia, sensor LiDAR, 11 câmaras, radar de ondas milimétricas 4D e 12 sensores. Todos estes atributos são parte do modelo base.
O Xiaomi YU7 inclui também o sistema de condução assistida da marca chinesa que será atualizado, ainda este ano, com tecnologia de Inteligência Artificial do grande modelo XLA. A marca está também a investir na condução autónoma, tendo já investindo milhões de euros em desenvolvimento e colocando mais de 1.800 pessoas a trabalhar nesta área.
A Tesla, por sua vez, tem registado vários problemas com o seu sistema de condução autónoma. Recorde-se que recentemente as autoridades francesas investigaram este sistema e concluíram que há “prática de publicidade enganosa”.
Por outras palavras, ou a Tesla muda a estratégia de comunicação ou paga uma multa exorbitante por cada dia em que não cumpra com a legislação.
Ainda é cedo para fazer previsões, mas se a Tesla mantiver a tendência de queda nas vendas, o rival YU7 da Xiaomi é bem capaz de se tornar no novo rei dos elétricos. Aliás, neste momento, o tempo de espera para entrega da versão Max deste modelo é já de 60 semanas. Cuidado, Tesla, há um rival à altura.