A tecnológica chinesa liderada por Lei Jun trabalha atualmente no seu mais ambicioso projeto até à data, o seu primeiro veículo elétrico a chegar em meados de 2024 às estradas. Agora, damos conta de mais uma importante meta alcançada pela empresa rumo à produção de carros elétricos como o seu Xiaomi Car.
Em causa está agora o registo do nome "xiaomiev.com", sinalizando o crescente interesse da terceira maior fabricante mundial de smartphones no segmento dos carros elétricos. Este registo, note-se, ocorreu junto do Ministério Chinês da Indústria e Tecnologias da Informação, o órgão competente para tal.
Xiaomi Car está em fase de testes e já rola nas estradas da China
Ao mesmo tempo, temos agora não só novas imagens, como também várias vídeos que retratam o suposto Xiaomi Car já a rolar nas estradas de Xinjiang, na China. Para já, note-se, o veículo está fortemente camuflado com o intuito de afastar olhares curiosos.
A fabricante liderada por Lei Jun estará agora a tratar de obter os necessários licenciamentos e aprovações junto dos órgãos responsáveis no seu país. Assim, cumprindo os requisitos de segurança e fiabilidade técnica, a marca poderá ter esta "luz verde".
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o suposto Xiaomi Car
O vídeo acima mostra-nos o suposto protótipo do carro elétrico da Xiaomi, um dos modelos atualmente em desenvolvimento, já em fase de testes. Curiosamente, este vídeo terá sido captado na altura em que dois dos mais altos executivos da marca visitavam aquela região da China.
Apesar de ser difícil garantir que este equipamento, visto no vídeo e imagens, seja efetivamente o carro da Xiaomi, certo é que várias fontes apontam no mesmo sentido. Dito isto, pessoalmente acredito que este seja mesmo um dos veículos em fase de teste.
A propósito, vejam-se também as imagens acima, indicando também os fornecedores de baterias para o carro, a saber, as empresas CALB e CATL. Mais ainda, numa das imagens podemos ver o autocolante com o logótipo da Xiaomi junto da carroçaria.
Entretanto, temos observado pontuais fugas de informação alusivas a este produto, ainda que seja difícil, para já, tirar ilações sérias quanto ao design e configuração dos produtos. Em todo o caso, a marca já terá conseguido os mais importantes licenciamentos.
Xiaomi Car deve chegar às lojas ainda em 2024 segundo as previsões da marca
Segundo avança mais recentemente a agência Reuters, a Xiaomi já terá conseguido obter as necessárias aprovações concedidas pelo regulador chinês. A partir daqui, a marca poderá assim começar a produção em massa dos seus carros elétricos.
As ambições da Xiaomi neste segmento são consideráveis. Aliás, a fabricante prometeu alocar e investir cerca de 10 mil milhões de dólares para este segmento automóvel durante os próximos 10 anos, mostrando assim um forte compromisso nesta área.
Por fim, tal como aponta também uma fonte especializada na rede social Twitter (X), a marca já terá pelo menos 100 trabalhadores dedicados à produção automóvel. Daqui em diante, a marca pode assim começar a construir estes veículos.
Numa última nota, o início dos trabalhos inclui vário pessoal técnico, desde operadores de baterias, até técnicos de carroçaria.
Editores 4gnews recomendam: