Depois de um ano cheio de rumores sobre a sua possível expansão para a Europa, foi finalmente confirmado! A Realme vai finalmente aventurar-se nos mercados europeus ainda durante a primeira metade de 2019. A outrora subsidiária da Oppo vai certamente tentar apertar o cerco à Xiaomi, que já está a solidificar a sua posição também na Europa.
O CEO da Realme — Madhav Sheth — confirmou que para além da Europa, a fabricante irá também expandir-se para os Estados Unidos, embora isso irá acontecer numa segunda fase. Será interessante vermos o crescimento desta fabricante após a sua expansão, considerando o grande sucesso que tem apresentado no segundo maior mercado do mundo.
Sendo uma das mais recentes fabricantes (apenas um ano no ativo), a Realme tem surpreendido com cada smartphone que lançou na Índia, conseguindo fazer frente às ofertas da gigante Xiaomi. Durante o seu primeiro ano no ativo, a fabricante conseguiu vender mais de 6 milhões de smartphones.
Estes são valores incríveis, até porque a empresa tem apenas um total de 8 smartphones no seu portefólio e alguns deles foram apresentados muito recentemente. Por outro lado, todos sabemos o extenso portefólio oferecido pela Xiaomi, sendo também um dos motivos do seu grande sucesso.
Realme segue as pisadas da Xiaomi quanto à relação preço/qualidade
Mas, deixando de lado o volume da oferta de ambas as fabricantes, a Realme poderá apresentar-se como uma séria rival da Xiaomi na Europa. É importante realçar que esta fabricante não lançou ainda qualquer smartphone topo de gama, focando-se apenas nos segmentos gama-média/baixa.
O Realme 3 Pro é o seu mais recente smartphone e muito provavelmente aquele que mais sucesso irá conseguir alcançar. Em jeito de comparação, este é o rival direto do Xiaomi Redmi Note 7 no mercado indiano. As suas especificações principais incluem um ecrã de 6,3" polegadas, processador Snapdragon 710, bateria de 4045mAh com carregamento rápido e câmara com sensor Sony IMX519 (igual ao OnePlus 6T).
Será que a Realme chegará a Portugal primeiro que a Xiaomi?
Durante muito tempo olhámos para a Realme como uma 'platónica' rival da Xiaomi, apenas porque a sua chegada à Europa não passava de uma miragem. Agora, esse não é o caso. Aliás, é bem possível que a Realme venha a chegar a Portugal ainda antes da Xiaomi abrir a sua primeira loja oficial.
Já há muito tempo que esperamos pela primeira loja oficial da Xiaomi em Portugal, especialmente desde que a fabricante conseguiu conquistar o carinho dos utilizadores portugueses. Ainda que já tenha sido confirmado que irá acontecer este ano, ainda não sabemos quando exatamente.
Por outro lado, sabemos que a Realme vai chegar à Europa até ao final de junho, mas não sabemos os seus planos concretos no que respeita a Portugal. Considerando todo o feedback relativo aos vários smartphones da marca parece que uma hipotética chegada a Portugal seria coroada com bastante sucesso.
Editores 4gnews recomendam:
- Especificações do Xiaomi Redmi Y3 'apanhadas' em testes
- Poderá o topo de gama da Redmi ser mais importante que o Xiaomi Mi 9?
- Smartphones com leitores biométricos no ecrã são cada vez mais populares