A Xiaomi atualizou recentemente a sua lista de smartphones em “fim de serviço”. No fundo, trata-se da lista oficial da empresa chinesa com os modelos que já não são suportados pela marca.
A última atualização trouxe mais oito equipamentos para esta lista. Esta abrange equipamentos da Xiaomi, Redmi e POCO que, em breve, chegarão ao fim do seu ciclo de vida.
Smartphones da Xiaomi que deixarão de receber atualizações
- Xiaomi MIX 4
- Xiaomi Pad 5 Pro 5G
- Xiaomi Pad 5 Pro
- POCO F3 GT
- POCO F3
- Redmi K40
- Redmi Note 8 (2021)
- Redmi Note 10 5G
Esta lista é composta por equipamentos lançados há já dois ou três anos. Este é o período que habitualmente as marcas oferecem suporte de software, portanto, este cessamento de atualizações não é uma surpresa.
Isto significa que os modelos em causa deixarão de receber atualizações importantes para o seu software. Atualizações de sistema serão inexistentes doravante e as atualizações de segurança poderão tornar-se raras ou mesmo inexistentes.
Isto não é um cenário favorável para quem gosta de ter o seu smartphone constantemente atualizado e protegido contra as ameaças mais recentes. E para não falar na ausência de novas funcionalidades que adicionem mais valor ao equipamento.
Chegados a este ponto, é tempo de começar a equacionar a compra de um novo smartphone. Se tens um destes modelos e gostas de ter as últimas novidades, o ideal será mesmo comprar um novo.
Ao que tudo indica, os modelos elencados receberão a sua última grande atualização no final deste ano ou início do próximo. Após isso, pode declarar-se oficialmente o fim do período de vida útil dos mesmos.
Em todo o caso, há sempre a possibilidade de, ocasionalmente, ser lançada uma pequena atualização para algum destes smartphones. Todavia, isso é um cenário remoto e os seus utilizadores não devem estar a contar com isso. Caso aconteça, encarem-no como uma “prenda” da Xiaomi.