Xiaomi une-se à Leica e define data para o novo flagship de 2022

Rui Bacelar
Comentar

A Xiaomi anunciou oficialmente esta segunda-ferira (23) através dos seus canais oficiais, a tão esperada parceria com a Leica. O melhor de tudo? A promessa de um novo smartphone Android topo de gama desenvolvido por ambas a chegar já no mês de julho.

Ao que tudo indica este pode ser o Xiaomi 12 Ultra de que temos visto vários rumores e algumas fugas de informação. Estamos ainda a alguns meses de distância do anúncio, mas pelo teor da mensagem partilhada por Lei Jun, CEO da empresa, este será um dos lançamentos mais significativos da tecnológica chinesa em 2022.

Está confirmada a parceria estratégia entre a Xiaomi e a Leica

Xiaomi and @leica_camera have officially reached a global strategic partnership in mobile imaging.Combining the legendary image and innovative technology, let's look forward to a new era of mobile photography in July! pic.twitter.com/GyFut9ZTlg

— Xiaomi (@Xiaomi) 23 de maio de 2022

O anúncio marca o início de uma nova era para a Xiaomi, fabricante que já havia colaborado com três outras empresas dedicadas, entre outras áreas, à imagem e fotografia. Com efeito, a empresa de Lei Jun já havia colaborado com a Sharp, Huawei, bem como a Panasonic nos últimos anos.

O próximo smartphone Xiaomi usará o Snapdagon 8 Gen 1+ da Qualcomm

Importa frisar, contudo, que o este anúncio recente não foi acompanhado de detalhes sobre o smartphone em questão. Sabemos, todavia, que este dispositivo móvel usará o novo Snapdagon 8 Gen 1+ da Qualcomm, recentemente apresentado.

Xiaomi has been working closely with @Qualcomm for nearly 12 years. This time with the announcement of the #Snapdragon 8+ Gen 1, Xiaomi aims to bring everyone an even better user experience on our next flagship smartphone. #InnovationForEveryone pic.twitter.com/F8RoZJE7gq

— Xiaomi (@Xiaomi) 20 de maio de 2022

Acima podemos ver a confirmação da presença deste novo "motor" topo de gama no próximo smartphone da Xiaomi, bem como o reafirmar da sinergia entre ambas as empresas. Ou seja, uma afirmação de saúde e poder de mercado pela Xiaomi, marca que continua a apostar nos melhores componentes para os seus dispositivos móveis.

Xiaomi sucede à Huawei como parceira da Leica

Today, I'm delighted to announce that @Xiaomi and @leica_camera have developed a global strategic partnership in imagery technology. Combining a photography legend with our innovation, we're entering a new era in mobile photography. Exciting things to come in July! pic.twitter.com/xQqIHHV05f

— leijun (@leijun) 23 de maio de 2022

A Huawei começou esta "moda" das grandes fabricantes de smartphones colaborarem com algumas das melhores empresas dedicadas à fotografia em 2016. Entretanto, fabricantes como a OPPO e OnePlus fariam o mesmo com a Hasselblad, ao passo que a Vivo o fez também com a Zeiss.

Agora, com o vazio deixado pela Huawei no mercado dos smartphones, a Xiaomi foi rápida a captar não só uma boa parte da antiga quota de mercado da Huawei, mas também a sua parceira mais icónica. Resta agora aguardar pela revelação do smartphone fruto desta nova colaboração entre ambas as entidades.

Por fim, ao que tudo indica o smartphone em questão será o Xiaomi 12 Ultra, focado sobretudo na fotografia e qualidade de imagem.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com