A fabricante chinesa liderada por Lei Jun deu a saber que terminará o desenvolvimento de novo software - atualizações da MIUI 14 Beta - para um total de 13 modelos dos seus smartphones Android. A lista contempla alguns dos smartphones Xiaomi mais populares.
As alterações afetam sobretudo alguns dos modelos mais antigos, apesar de populares, que continuavam a receber novas versões de teste da interface. Por isso, é apenas natural que gradualmente percam este privilégio junto do departamento de software.
Interrompido o desenvolvimento de novas versões da MIUI 14 para estes modelos Xiaomi
Em primeiro lugar temos alguns dos modelos mais antigos da marca, um total de seis equipamentos da fabricante chinesa que deixarão de receber novas iterações da MIUI 14:
- Xiaomi 11
- Xiaomi 11 Pro
- Xiaomi 11 Ultra
- Redmi K40S
- Redmi Note 11T Pro
- Redmi Note 11T Pro+
A partir do dia 22 de setembro de 2023, segundo informa a marca, estes modelos deixarão de receber novas atualizações das respetivas versões de testes da MIUI 14 - versões beta. Todavia, continuarão a receber as respetivas versões estáveis da MIUI.
Importa ainda frisar que a tecnológica também interrompeu o desenvolvimento de novas versões beta da MIUI 14 para vários dos seus modelos mais poderosos e mais recentes. Neste caso, face ao aproximar da próxima versão, a MIUI 15.
Com a MIUI 15 já no horizonte a Xiaomi deu prevalência ao novo Android 14
Em seguida temos a lista de equipamentos que também deixarão de receber novas versões beta da atual MIUI 14. Ou seja, daqui em diante é provável que recebam, isso sim, as primeiras versões de teste da MIUI 15, já baseada no Android 14 da Google.
- Xiaomi 13 Ultra
- Xiaomi 13 Pro
- Xiaomi 13
- Xiaomi MIX Fold 3
- Xiaomi MIX Fold 2
- Redmi K60 Pro
- Redmi K60
A partir do dia 23 de setembro será assim suspenso o desenvolvimento de novas versões beta da MIUI 14 baseada o Android 13 da Google. No entanto, é muito provável (ainda que não confirmado) que passem a receber as versões beta da próxima versão.
Note-se que de momento a MIUI 15 está já em pleno desenvolvimento no seio da fabricante chinesa, baseada no Android 14 a ser disponibilizado pela Google a 4 de outubro.
Além disso, a fabricante deve anunciar oficialmente a interface MIUI 15 aquando da apresentação oficial dos Xiaomi 14 a chegar no final deste ano, com estreia na China.
Por fim, cumpre recordar que as versões estáveis e globais da MIUI são aptas para uso diário, sem preocupações, tendo já sido testadas e otimizadas. O mesmo não pode ser dito das típicas versões de teste que podem apresentar algumas instabilidades.
Editores 4gnews recomendam: