Xiaomi tem novo produto para a cozinha que vais querer comprar em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante chinesa liderada por Lei Jun deu a conhecer vários novos gadgets IoT e produtos para o lar durante o último evento de lançamento, a 27 de setembro, no seu país natal, a China. Aí ficamos a conhecer o smartphone CIVI 2, bem como esta arrozeira Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker.

Temos aqui, tal como o nome indica, uma arrozeira a vapor que nos permite preparar não só arroz sempre na perfeição e no ponto exato, como também outros elementos.

É, com efeito, um novo produto Xiaomi focado na alimentação saudável, neste caso para preparação de comida sem gordura, cozida ao vapor.

Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker é o novo gadget IoT

Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker

A arrozeira, ou panela elétrica a vapor da Xiaomi traz um look, transparente, permitindo ver a cuba de preparação dos alimentos sem obstáculos. Desse modo, a Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker destaca-se facilmente no balcão de qualquer cozinha.

O utilizador / cozinheiro(a) tem assim uma vista desimpedida para os alimentos em preparação, permitindo-lhe controlar melhor o estado de cozedura dos mesmos. Para além disso, esta panela elétrica para cozer ao vapor traz um total de 7 modos de operação.

7 modos de preparação de alimentos e vista 360º para os alimentos

Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker
Visão esquemática, com representação da resistência elétrica.

O produto Xiaomi aqui apresentado tem ainda um ecrã OLED, no topo, também ele circular. Aí são apresentadas informações relevantes durante a operação como, por exemplo, detalhes das receitas, informações do estado de operação, temperatura, estado da panela, entre outros detalhes.

Importa frisar que as paredes e cuba de preparação da Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker são feitas em vidro de maior espessura. Desse modo, o vidro especial de borossilicato está preparado para altas temperaturas, bem como para a preparação de alimentos para consumo humano.

Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker

Aliás, a própria Xiaomi refere que este vidro pode aguentar temperaturas extremas (calor ou frio).

Para além disso, o volume da panela a vapor é de 1,6 litros, o que permite preparar uma refeição (ao vapor) para 3 a 4 pessoas (porções).

Por outro lado, a capacidade total da Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker é de 4 litros (interior).

Controla a preparação com a aplicação MIJIA para Android e iOS

Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker

A Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker suporta ligação NFC e conta com suporte para agendamento inteligente de receitas (memória de 24 horas).

Ou seja, podemos agendar previamente as horas, duração e modo de operação, com o novo produto Xiaomi a entrar em funcionamento à hora por nós definida.

Ainda de acordo com a marca, este produto tem grande preservação do calor, para maior retenção da energia e cozedura / preparação mais eficiente dos alimentos.

Tem ainda uma tampa de segurança, bem como uma pega conveniente para evitar queimaduras durante a utilização.

Para além disso, temos um sistema interno para aumentar a difusão do vapor e evitar a formação de bolhas quando a água entra em ebulição.

Ou seja, um mecanismo que visa aumentar a homogeneidade da distribuição do calor e promover uma cozedura mais uniforme da comida.

O preço da Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker começa no equivalente a 84 €

A nova Xiaomi MIJIA Transparent Steam Rice Cooker foi apresentada na China com um preço de venda ao público de 599 yuan. Em conversão direta, à atual taxa de câmbio, temos um total de 84 dólares, cerca de 84 euros.

Por fim, de momento não há previsão de chegada deste produto a Portugal, ainda que gadgets similares como a sua fritadeira AirFryer tenham chegado, posteriormente é certo, ao mercado global.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.