Xiaomi tem crescimento impressionante e ameaça liderança da Samsung

Bruno Coelho
Comentar

Tal como noticiamos a meados deste mês, a Canalys havia divulgado a sua previsão de quota de mercado e envios de smartphones a nível global. A grande novidade era o facto de a Xiaomi ter alcançado a segunda posição, ultrapassando a Apple.

Olhando agora para os resultados definitivos divulgados pelos analistas da Canalys, mas também da IDC ou Strategy Analtytics, vemos que a Xiaomi está cada vez mais perto de ultrapassar a Samsung. E, caso tal aconteça, torna-se a fabricante de smartphones mais vendida a nível mundial.

Xiaomi cimentou segundo lugar, e já "pisca o olho" à liderança

Segundo os números da Canalys, a Samsung posiciona-se com 58 milhões de smartphones enviados, e 18% de quota de mercado. Mas apenas com um crescimento anual de 8%. Por seu turno, a Xiaomi teve 52,8 milhões de envios 17% de quota de mercado no segundo trimestre de 2021. Tudo isto com um crescimento de 83% face ao período homólogo de 2020.

Smartphones mais vendidos globalmente. Crédito: Canalys
Smartphones mais vendidos globalmente. Crédito: Canalys

O relatório da IDC não varia muito. Neste a Samsung terá alcançado 59 milhões de envios, com 18,8% de quota de mercado. Aqui vemos a Xiaomi com 53,1 milhões de envios e 16,9% de quota de mercado, com crescimento anual de 86,6%.

Smartphones mais vendidos globalmente. Crédito: IDC
Smartphones mais vendidos globalmente. Crédito: IDC

Os dados da Strategy Analytics mostram um cenário com 57,1 milhões envios e 18,2% de quota de mercado da Samsung. Por seu turno, esta fonte coloca a Xiaomi com 52,8 milhões de envios e 16,8% de quota de mercado, com crescimento de 85,3%.

Smartphones mais vendidos globalmente. Crédito: Strategy Analytics
Smartphones mais vendidos globalmente. Crédito: Strategy Analytics

Parece assim ser unânime o crescimento anual vigoroso da Xiaomi. E caso mantenha um ritmo acelerado, a fabricante chinesa pode muito em breve ultrapassar a Samsung e tornar-se a fabricante de smartphones mais vendida do mundo. Em breve saberemos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.