
A Xiaomi apresentou na China a almofada inteligente antiressonar Cloud Touch M1, um dispositivo pensado para melhorar a qualidade do sono e reduzir o ressonar através de inteligência artificial, sensores de alta precisão e design ergonómico.
O produto junta-se ao ecossistema Mijia e aposta em funcionalidades que combinam tecnologia de monitorização, conforto e personalização para diferentes perfis de utilizadores.
Um problema comum que afeta a saúde
O ressonar é muitas vezes visto apenas como um incómodo, mas pode ser sinal de problemas mais graves, como a apneia obstrutiva do sono, que afeta o sistema respiratório, circulatório, nervoso e endócrino, podendo até representar risco de vida. Além disso, provoca sintomas diários como sonolência, falta de concentração e esquecimento.
Ao contrário da ideia de que “ressonar é dormir profundamente”, o ressonar acontece porque as vias respiratórias relaxam, colapsam e ficam parcialmente bloqueadas, gerando vibrações durante a respiração. É neste ponto em que a nova almofada inteligente da Xiaomi quer ajudar.
Sensores e airbags de nova geração

Entre os destaques está a tecnologia de AI Sono Profundo, que atua para regular as vias aéreas e reduzir o ressonar de forma adaptativa. O M1 utiliza sensores piezoelétricos (que geram uma carga elétrica quando submetidos a uma deformação mecânica) de alta precisão, capazes de detetar até vibrações subtis nos músculos do pescoço, com 20% mais sensibilidade no reconhecimento do ressonar em comparação com a geração anterior.
A Xiaomi integrou cinco airbags em forma de borboleta, dispostos em camada dupla e matriz, que ajustam de forma dinâmica a posição da cabeça e do pescoço em até três níveis automáticos, que se adaptam às preferências de cada utilizador. Este sistema aumenta o ângulo de intervenção e permite aliviar o ressonar diretamente na origem.
Inteligência artificial adaptativa

A IA adaptativa aprende com os hábitos de sono do utilizador e, quanto mais a almofada é utilizada, mais inteligente se torna. Com milhares de estratégias possíveis, a intervenção é ajustada automaticamente para aplicar a melhor força e ângulo em cada situação, mesmo que haja mudanças de postura durante a noite.
Todos os dados ficam disponíveis na Mijia App, onde é possível acompanhar relatórios detalhados sobre o sono e o ressonar.
Segundo os testes do laboratório Cloud Touch, cerca de 90% dos utilizadores relataram enfraquecimento ou desaparecimento do ressonar após apenas três dias de utilização. Importa sublinhar, porém, que o produto não é um dispositivo médico e não substitui tratamentos especializados, mas funciona como auxiliar para quem procura noites de sono mais tranquilas.

Conforto, design e funcionalidades adicionais
A almofada inteligente antiressonar Cloud Touch M1 aposta também no conforto com espuma memory foam 60D e fronha antibacteriana.
Outras funcionalidades incluem:
- Dispositivo com luz noturna inteligente que acende suavemente quando necessário
- Reconhecimento patenteado sem gravação, garantindo maior precisão e privacidade
- Integração com o ecossistema Mijia, permitindo ligação a outros dispositivos inteligentes da Xiaomi
Preço e disponibilidade
Combinando tecnologia de terceira geração, sensores de alta precisão e algoritmos de IA, a nova almofada inteligente da Xiaomi surge como uma solução inovadora para quem sofre com ressonar e procura melhorar a qualidade do sono de forma prática e confortável.
A almofada inteligente antiressonar Cloud Touch M1 foi lançada na China, na plataforma de financiamento coletivo da Xiaomi, Youpin, por 999 yuans (cerca de 118,50€). Infelizmente, ainda não há previsão para o produto chegar a outros mercados.
Vê também:
- Tão aguardado power bank da Xiaomi com funcionalidades brilhantes está a chegar a Portugal
- Do escritório ao avião: a inovação da Xiaomi que queremos ver em Portugal
- Xiaomi lança novo gadget que vais querer todos os dias na tua cozinha
Promoção do dia!