Mais de 4 mil quilómetros em 24 horas
Depois de ter lançado uma variante atualizada do modelo padrão SU7, a Xiaomi continua a somar vitórias com os seus elétricos. Recentemente fez um teste de resistência ao modelo SU7 Max que passou com distinção e até deixou para trás concorrentes de peso.
Na prática, a marca chinesa colocou o SU7 Max numa pista de carros e fê-lo percorrer o circuito durante 24 horas consecutivas para avaliar a resistência do elétrico e registar o número de quilómetros que era capaz de percorrer.
O resultado não podia ser mais animador. O Xiaomi SU7 Max conseguiu percorrer 4.264 quilómetros, a uma velocidade de até 240 km/h. Lei Jun, ciente das dificuldades deste tipo de teste, descreveu o evento como uma “maratona em velocidade de sprint” (via ArenaEV).
Devido à autonomia do veículo que é (obviamente) inferior a este valor de 4 mil quilómetros, durante o teste o SU7 Max fez várias paragens para carregar literalmente a bateria. No entanto, fez uso da sua arquitetura de 897 V que lhe permite adicionar 670 km de autonomia em apenas 15 minutos.
Xiaomi supera Xpeng, Porsche e Mercedes-Benz
A Xiaomi é a nova detentora deste recorde de resistência, tendo superado o anterior campeão Xpeng Next P7 que percorreu 3.961 quilómetros no ano passado. Mas a marca chinesa conseguiu superar também nomes há muito presentes no mercado automóvel.
Em testes semelhantes, o Porsche Taycan ficou-se pela marca dos 3.425 quilómetros enquanto o Mercedes-Benz CLA conseguiu percorrer 3.717 quilómetros. Nenhum dos adversários conseguiu chegar ao marco dos 4 mil quilómetros.
O sistema de gestão térmica personalizado, integrado no SU7 Max, foi um dos principais responsáveis deste recorde. Tudo porque conseguiu manter a bateria de 101,7 kWh com temperaturas baixas para ser possível acelerar e também porque permitiu que o veículo cumprisse vários carregamentos rápidos.
