Recolha atinge quase 117 mil veículos
A Xiaomi Automobile Technology Co., Ltd. anunciou a recolhade 116.887 unidades do SU7 Standard Edition, produzidas entre fevereiro de 2024 e agosto de 2025. O motivo está ligado ao sistema de assistência à condução em autoestrada (L2), que pode não responder de forma correta quando confrontado com cenários rodoviários invulgares, aumentando o risco de colisão caso o condutor não intervenha de imediato.
A intervenção vai abranger dois números de registo de veículos:
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S2025M0149I – 98.462 unidades (modelos XMA7000MBEVR2 e XMA7000MBEVR2)
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S2025M0150I – 18.425 unidades (modelos BJ7000MBEVR2)
Atualização será feita via OTA
Segundo a Xiaomi, a correção será implementada através de uma atualização de software OTA (over-the-air), sem custos para os proprietários. Os clientes serão notificados por SMS e através da aplicação oficial da marca.
Esta atualização vem meses depois de um acidente fatal em março de 2025, no qual três estudantes universitários perderam a vida ao volante de um Xiaomi SU7. O veículo circulava em modo autónomo quando bateu contra um pilar de cimento a 97 km/h, segundos depois do condutor reassumir o controlo.
O caso acelerou o debate sobre a segurança dos sistemas de condução assistida e levou a China a preparar novos regulamentos para veículos de nível 2, que deverão entrar em vigor em 2027.
O que significa condução autónoma de Nível 2
Os veículos classificados como Nível 2 de condução autónoma conseguem assumir, em simultâneo, funções como acelerar, travar e manter a direção na faixa de rodagem. No entanto, o condutor continua a ser responsável por supervisionar o sistema e deve estar sempre preparado para intervir.
Ou seja, trata-se mais de uma assistência avançada que reduz a carga de condução, mas não substitui a atenção humana.
Recolhas têm aumentado no setor automóvel chinês
Historicamente, estas recolhas eram pouco frequentes no mercado automóvel chinês. No entanto, marcas como a Xpeng já enfrentaram processos semelhantes, e este movimento da Xiaomi pode indicar uma maior pressão regulatória no país.
Com esta recolha, a Xiaomi tenta proteger a reputação do SU7, um dos seus modelos mais populares, e reforçar a confiança dos consumidores na segurança dos seus veículos elétricos.