Aperta-se o cerco à Tesla no mercado chinês dos carros elétricos, à medida que os fabricantes locais vão apostando em modelos cada vez mais competitivos, quer em termos de características, quer no preço.
Agora foi a vez da Xiaomi desafiar de novo a marca liderada por Elon Musk, ao garantir que as vendas do seu modelo de estreia SU7 superaram, em unidades, as vendas do Tesla Model 3 durante o passado mês de dezembro.
A Tesla continua a ter uma forte presença e reputação na China, mas nos últimos meses o elétrico da Xiaomi parece aproximar-se cada vez mais dos resultados do sedan Model 3.
Teslas mais caros afastam chineses?
A informação foi publicada nas redes sociais pelo Vice-presidente da Xiaomi para a área dos VE, Li Xiaoshuang, nas redes sociais, a partir de um ranking com os dez carros elétricos mais vendidos na China em dezembro de 2024, da responsabilidade do site chinês Dongchedi.
Este ranking, reproduzido pelo CnEVPost, indica que no último mês de 2024 o Xiaomi SU7 foi o quarto VE mais vendido na China, com 25.815 unidades, enquanto o Tesla Model 3 ficou na posição a seguir, com 21.046 carros vendidos.
O site lembra que esta é a quarta vez que o sedan elétrico da Xiaomi supera o Tesla Model 3 nos últimos nove meses, sugerindo uma preferência crescente dos clientes chineses pelo SU7.
Além da possível preferência dos clientes pelas características do Xiaomi, face ao Model 3, esta tendência poderá também dever-se à decisão recente da Tesla de aumentar os preços das três versões do Model 3 na China.
Em contraponto, um dos argumentos do SU7 está exatamente no seu preço, que começa nos ¥215.900 (26.700 euros fazendo o câmbio) para a versão Standard. Comparado com os cerca de ¥235.500 (29.000 euros) cobrados pela versão base do Model 3, o Xiaomi custa menos 10%...
Esta disputa poderá ter novos episódios já nos próximos meses na China, quando a Xiaomi lançar o seu segundo veículo - o SUV YU7, que deverá concorrer diretamente com o Tesla Model Y.