O Xiaomi SU7 foi o primeiro carro elétrico da marca lançado em março de 2024 e promovido pelas suas características de segurança. Agora esteve envolvido no seu primeiro acidente fatal divulgado. O incidente ocorreu na China e resultou na morte de três estudantes universitárias, segundo o CarNewsChina.
O acidente aconteceu no dia 29 de março de 2025, por volta das 22h44, na autoestrada Dezhou-Shangrao, na província de Anhui. Segundo os dados do veículo, que a Xiaomi forneceu às autoridades, o SU7 circulava a 116 km/h com o sistema de assistência à condução ativo. O carro aproximava-se de uma zona de construção onde a faixa de rodagem estava encerrada com barreiras. O que obrigava ao desvio para a faixa contrária.

Ocorrência detalhada pelas autoridades
O sistema detetou o obstáculo, emitiu um alerta sonoro e visual e começou a desacelerar o veículo automaticamente. Segundos depois deste alerta, a condutora assumiu o controlo manual do carro, continuando a travar e a manobrar o volante.
No entanto, a colisão com uma barreira de cimento foi inevitável. Esta ocorreu a uma velocidade estimada de 97 km/h. A análise da telemetria revelou ainda que minutos antes do alerta de obstáculo (10:44:24), o sistema NOA já tinha emitido um aviso de distração ligeira (10:28:17) e um aviso para a condutora segurar o volante (10:36:48). A intervenção manual da condutora deu-se um segundo após o aviso de obstáculo (10:44:25).
Após o acidente, surgiram relatos nas redes sociais chinesas que alegavam que o carro se tinha incendiado e que as "portas não podiam ser destrancadas", impedindo a saída das ocupantes. Em resposta, a Xiaomi emitiu um comunicado detalhado a clarificar alguns pontos.
A empresa explicou que as quatro portas do SU7 estão equipadas com puxadores mecânicos de emergência, localizados na área de arrumação de cada painel de porta. Estes puxadores funcionam de forma puramente mecânica e permitem abrir as portas mesmo em caso de falha de energia ou danos na bateria. Se precisares de saber a localização exata, essa informação consta no manual do utilizador do SU7.
O sistema de emergência eCall do veículo foi ativado automaticamente após o impacto (10:44:28). A Xiaomi foi notificada e contactou de imediato o proprietário registado do veículo, que confirmou que não era ele a conduzir no momento. Os serviços de emergência foram contactados e chegaram ao local por volta das 23h00.
A Xiaomi informou que criou uma equipa de investigação especial logo após o acidente, que se deslocou a Tongling no dia 30 de março para colaborar com as autoridades policiais. A empresa comprometeu-se a prestar assistência às famílias das vítimas e a manter a transparência durante toda a investigação.