Xiaomi sobe ao pódio de vendas dos auriculares, ainda longe da líder

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mercado de auriculares Bluetooth (totalmente sem fios) é francamente fragmentado, com inúmeras marcas a dividirem as ‘fatias’ do mesmo. Mas a Xiaomi ganhou destaque no final de 2022 ao chegar ao pódio deste segmento, segundo os analistas da Canalys.

Embora tenha regredido 49% no seu crescimento anual, a Xiaomi foi a terceira fabricante do mundo que mais auriculares Bluetooth vendeu no último trimestre de 2022. E isso fez com que tivesse uma quota de mercado de 4%.

Canalys
Dados globais de marcas de auriculares TWS (totalmente sem fios) mais vendidos no quarto trimestre de 2022

Esta ficou, ainda assim, aquém da segunda classificada deste segmento, a Samsung. A gigante sul-coreana fechou o ano com uma quota de mercado de 7%, embora tenha tido uma queda anual de 24%.

Apple continua líder incontestável deste segmento

Mas tanto a Xiaomi como a Samsung estão a milhas da líder de mercado - a Apple. A fabricante de Cupertino teve um crescimento anual negativo de 30%, mas nem por isso deixa de ter uma quota de mercado assombrosa de 36%.

No quarto lugar deste segmento encontramos a boAt, uma fabricante muito forte na Índia, que perdeu a terceira posição para a Xiaomi. Ainda assim, mantém-se nos 4% de quota de mercado. Neste cinco primeiros, a única a crescer (11%) foi a Oppo, que tem agora 3% de quota de mercado no auriculares TWS.

Os novos Xiaomi Buds 4 Pro
Os novos Xiaomi Buds 4 Pro

Estes dados da Canalys contemplam um mercado em franco decréscimo durante o ano de 2022, que acompanhou a tendência dos smartphones. Mas espera-se que 2023 seja mais positivo para este e outros segmentos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.