O mercado de auriculares Bluetooth (totalmente sem fios) é francamente fragmentado, com inúmeras marcas a dividirem as ‘fatias’ do mesmo. Mas a Xiaomi ganhou destaque no final de 2022 ao chegar ao pódio deste segmento, segundo os analistas da Canalys.
Embora tenha regredido 49% no seu crescimento anual, a Xiaomi foi a terceira fabricante do mundo que mais auriculares Bluetooth vendeu no último trimestre de 2022. E isso fez com que tivesse uma quota de mercado de 4%.
Esta ficou, ainda assim, aquém da segunda classificada deste segmento, a Samsung. A gigante sul-coreana fechou o ano com uma quota de mercado de 7%, embora tenha tido uma queda anual de 24%.
Apple continua líder incontestável deste segmento
Mas tanto a Xiaomi como a Samsung estão a milhas da líder de mercado - a Apple. A fabricante de Cupertino teve um crescimento anual negativo de 30%, mas nem por isso deixa de ter uma quota de mercado assombrosa de 36%.
No quarto lugar deste segmento encontramos a boAt, uma fabricante muito forte na Índia, que perdeu a terceira posição para a Xiaomi. Ainda assim, mantém-se nos 4% de quota de mercado. Neste cinco primeiros, a única a crescer (11%) foi a Oppo, que tem agora 3% de quota de mercado no auriculares TWS.
Estes dados da Canalys contemplam um mercado em franco decréscimo durante o ano de 2022, que acompanhou a tendência dos smartphones. Mas espera-se que 2023 seja mais positivo para este e outros segmentos.
Editores 4gnews recomendam: