A tecnológica chinesa liderada por Lei Jun acaba de renovar o seu portefólio de soluções de vigilância e segurança para o lar. Em causa está a nova Xiaomi Smart Camera 3 Pro, uma câmara de vigilância com resolução 3K e a capacidade de detetar o choro de bebé.
Em particular, esta nova câmara usa um sensor de imagem com 5 MP de resolução, mais concretamente 2 960 x 1 666 pixeis. Tem ainda o modo de baixa luminosidade com imagem a cores graças à alta sensibilidade deste sensor adaptado para ambientes escuros.
Esta é a nova câmara de vigilância Xiaomi Smart Camera 3 Pro
A nova Xiaomi Smart Camera 3 Pro conta com luzes de iluminação infravermelha, com deteção automática de atividade e movimento humano. Este modo, especialmente concebido para podermos ver à noite através da sua imagem, tem mais alguns truques cativantes.
Em particular, a câmara Xiaomi pode notificar automaticamente o utilizador quando alguém está próximo da câmara. Para tal, a Xiaomi Smart Camera 3 Pro suporta o reconhecimento de rostos auxiliado pela Inteligência Artificial (IA), capaz de diferenciar estranhos de rostos familiares - já registados pela câmara.
Mais ainda, conta com o modo HDR de alto intervalo dinâmico para garantir que a qualidade de imagem é aqui superior, com mais claridade e detalhes, mesmo com forte, ou fraca, iluminação. Em suma, visa garantir uma boa imagem em qualquer situação.
Modo HDR, resolução 3K, sensor de 5 MP s reconhecimento de rostos com IA
A nova câmara de segurança Xiaomi tem ligação gateway Bluetooth Mesh e pode ela mesma servir de centro de controlo para outros gadgets inteligentes que tenham instalados no lar. Alternativamente pode, facilmente, ser adicionada ao ecossistema IoT existente.
Em todo o caso, esta Xiaomi Smart Camera 3 Pro pode ser usada para emitir comandos para outros produtos IoT da marca e essencialmente controlar os mesmos. Mais ainda, temos alguns modos avançados de deteção de ruído e atividade humana.
Além da comunicação bidirecional, com microfone e altifalante, a câmara pode reconhecer ruídos anormais em casa e alertar o utilizador com uma notificação remota. Aliás. pode ficar especificamente atenta ao choro de um bebé, reconhecendo-o.
Solução versátil para segurança e vigilância de casa
A câmara de segurança da Xiaomi está equipada com o chip de segurança MIJIA MJA1. Note-se que este componente foi concebido para assegurar a privacidade de tudo quanto este gadget pode ver e ouvir no nosso lar.
Na prática, a arquitetura de segurança visa garantir que as informações e comunicações permanecem privadas, mantidas apenas na esfera do utilizador.
Em todo o caso, o utilizador pode personalizar as definições e sensibilidade da câmara, sendo possível definir o raio de captação de áudio, por exemplo. Todos os controlos, note-se, estão disponíveis através da aplicação de companhia para este novo gadget.
Por fim, a Xiaomi Smart Camera 3 Pro está já disponível no mercado doméstico da China por 319 yuan, cerca de 44 dólares, ou perto de 40 euros durante o seu lançamento. Para já, porém, não temos informações sobre a sua eventual disponibilidade em Portugal.
Em todo o caso, a marca asiática conta já com vários modelos similares disponíveis em Portugal, pelo que será uma questão de tempo até que também este novo lançamento chegue ao mercado luso.
Editores 4gnews recomendam: