Xiaomi: regulador alemão iliba acusações de censura nos smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em setembro de 2021 a Xiaomi foi acusada por uma agência de cibersegurança sediada na Lituânia de ter mecanismos de censura presentes no software dos seus smartphones Android. Filtros que, apesar de inativos fora da China, continuavam presentes nos telefones vendidos, por exemplo, na Europa.

Entretanto, a fabricante chinesa de smartphones Android veio a público desmentir tal acusação, sem que novos desenvolvimentos fossem publicados desde então. Todavia, neste hiato persistiu a dúvida sobre tal possibilidade, ao que agora uma nova agência de cibersegurança sediada na Alemanha vem apoiar a tecnológica liderada por Lei Jun.

Grupo alemão de IT e cibersegurança vem inocentar a Xiaomi

Segundo avança a agência Reuters, o grupo alemão não encontrou indícios de censura, ou funções que o permitam, presentes no software dos dispositivos móveis da Xiaomi. Em causa está o regulador federal BSI, encarregue do escrutínio e cibersegurança dos dispositivos móveis comercializados na Alemanha.

Assim, temos um novo regulador a apoiar a Xiaomi face às acusações emanadas da Lituânia em setembro último. Segundo o relatório não foram encontrados filtros inativos ou ativos, nos smartphones e dispositivos alvo de investigação.

Mais concretamente, afirma a BSI " Em resultado (da investigação), a BSI não conseguiu identificar anomalias que requeiram investigação aprofundada com bae nestas acusações".

Investigação pelo regulador alemão começou em setembro de 2021

A investigação teve início no final de setembro de 2021, com as conclusões a serem agora divulgadas pelo órgão alemão. Face ao exposto, não existem indícios das práticas alegadas anteriormente como, por exemplo, a censura de determinados termos.

Recordamos, a propósito, as acusações de que temáticas como a independência de Taiwan, ou a democracia em Hong Kong, bem como a situação política do Tibete era alvo de censura mediada por filtros automáticos, presentes no código (software) dos telefones Xiaomi.

Em síntese, este aval proveniente da Alemanha e noticiado pela Reuters vem aclarar a situação, desdobrando-se também como garantia para os consumidores na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi Buds 3 Lite ao preço mais baixo! Agarra-os em promoção
  • MIUI 13: estes são os próximos smartphones Xiaomi a receber o Android 12
  • Nubia REDMAGIC 7: imagens e especificações do smartphone gaming
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.