
É a confirmação que muitos esperavam. O carro elétrico da Xiaomi tem data marcada para chegar à Europa: 2027. E para provar que a aposta é séria, a marca acaba de inaugurar o seu primeiro centro de Investigação, Desenvolvimento e Design automóvel fora da China. E escolheu Munique, na Alemanha, para o fazer.
Ao instalar-se no coração da indústria automóvel alemã, a casa de gigantes como a BMW e a Audi, a Xiaomi está a dizer nas entrelinhas quer competir com os melhores e vai recrutar o melhor talento europeu para o fazer. Mas o que vai exatamente este centro fazer?
O objetivo é desenvolver carros de alta performance, acelerar a investigação em tecnologias de condução autónoma e, acima de tudo, garantir que os veículos cumprem os rigorosos padrões de segurança e qualidade exigidos na Europa. É aqui que os futuros carros da Xiaomi vão ser pensados e adaptados para as nossas estradas.

Depois do sucesso estrondoso dos Xiaomi SU7 e SU7 Ultra na China, a marca já deu a entender que há mais a caminho, tendo mencionado no seu anúncio um novo modelo, o Xiaomi YU7. Este novo centro será fundamental para desenvolver a próxima geração de carros, mas também para preparar a sua chegada ao mercado global.
Tudo isto faz parte da grande visão da Xiaomi para o seu ecossistema "Human x Car x Home". A ideia é criar uma experiência perfeitamente integrada em que o teu smartphone, o teu futuro carro e todos os teus equipamentos inteligentes em casa comunicam entre si e tornam o teu dia a dia mais simples e conectado.
A Xiaomi quer que carro deixa de ser apenas um meio de transporte para se tornar no teu maior gadget.