Xiaomi Redmi Note 8 está a receber o Android 11 com a MIUI 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A espera foi longa e os utilizadores não tiveram outra escolha a não ser esperar, mas agora começa a chegar o Android 11 ao smartphone Redmi Note 8. A mesma atualização está também a chegar ao Redmi Note 8T, a variante com conexão NFC.

Este é um dos poucos telemóveis Xiaomi lançados em 2019 a receber a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android 11 através da MIUI. A atualização já está em distribuição, chegando de forma gradual e faseada aos respetivos utilizadores.

O Android 11 está a caminho do Xiaomi Redmi Note 8

O telefone Xiaomi foi lançado em setembro de 2019 como dispositivo de entrada, ou gama média consoante os mercados. Afirmou-se como opção preço / qualidade e foi bem recebido em diversos países, inclusive Portugal onde chegou com o Android 9.0 (Pie).

Entretanto, viria a receber o Android 10 com a interface MIUI 12 e, não sem alguma surpresa, está agora a receber uma versão estável chinesa, já baseada no Android 11. Mais concretamente, o firmware com número de compilação V12.0.1.0.RCOCNXM.

Agora temos que esperar que os programadores da MIUI.EU façam o seu trabalho a preparar uma versão global desta mesma atualização da MIUI. Note-se que está não é a MIUI 12.5, mas sim uma atualização incremental da MIUI 12.

É a mais recente versão da MIUI 12 para este smartphone Xiaomi

Não obstante, será a segunda grande atualização do sistema operativo para um smartphone barato, algo que continua a ser raro no mercado de smartphones. Por outro lado, a Xiaomi é uma das fabricantes com melhor histórico de atualização através da sua MIUI.

Contamos assim com uma MIUI 12 baseada no Android 11 para o Redmi Note 8, com suporte multi-língua, já preparada para os mercados globais. As novidades foram detetadas pelo portal XDA Developers, dando também conta da chegada de novidades ao Mi 10T Lite e ao Xiaomi Mi Note 10, com a distribuição já em curso.

Aos utilizadores mais avançados que queiram instalar a versão "stable beta" nos respetivos Redmi Note 8 também já o podem fazer. Caso tenham o bootloader desbloqueado, têm que descarregar o firmware e instalar o mesmo através de uma solução de recovery como a TWRP.

Para uma instalação correta necessitam também da sua Mi Account, ou conta Xiaomi para fazer o sideload. Por outro lado, é agora uma questão de tempo até que a Xaomi comece a distribuir esta atualização estável.

Para o utilizador comum recomendamos esperar mais alguns dias ou semanas pela versão distribuída via OTA (over-the-air).

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi 9AT: possivelmente o melhor telefone até 100 €
  • Xiaomi Mi 11 Ultra será o primeiro a usar o sensor de 50MP da Samsung
  • Xiaomi: nova Redmi Smart TV Max está a caminho e promete muita qualidade!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.