A espera foi longa e os utilizadores não tiveram outra escolha a não ser esperar, mas agora começa a chegar o Android 11 ao smartphone Redmi Note 8. A mesma atualização está também a chegar ao Redmi Note 8T, a variante com conexão NFC.
Este é um dos poucos telemóveis Xiaomi lançados em 2019 a receber a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android 11 através da MIUI. A atualização já está em distribuição, chegando de forma gradual e faseada aos respetivos utilizadores.
O Android 11 está a caminho do Xiaomi Redmi Note 8
O telefone Xiaomi foi lançado em setembro de 2019 como dispositivo de entrada, ou gama média consoante os mercados. Afirmou-se como opção preço / qualidade e foi bem recebido em diversos países, inclusive Portugal onde chegou com o Android 9.0 (Pie).
Entretanto, viria a receber o Android 10 com a interface MIUI 12 e, não sem alguma surpresa, está agora a receber uma versão estável chinesa, já baseada no Android 11. Mais concretamente, o firmware com número de compilação V12.0.1.0.RCOCNXM.
Agora temos que esperar que os programadores da MIUI.EU façam o seu trabalho a preparar uma versão global desta mesma atualização da MIUI. Note-se que está não é a MIUI 12.5, mas sim uma atualização incremental da MIUI 12.
É a mais recente versão da MIUI 12 para este smartphone Xiaomi
Não obstante, será a segunda grande atualização do sistema operativo para um smartphone barato, algo que continua a ser raro no mercado de smartphones. Por outro lado, a Xiaomi é uma das fabricantes com melhor histórico de atualização através da sua MIUI.
Contamos assim com uma MIUI 12 baseada no Android 11 para o Redmi Note 8, com suporte multi-língua, já preparada para os mercados globais. As novidades foram detetadas pelo portal XDA Developers, dando também conta da chegada de novidades ao Mi 10T Lite e ao Xiaomi Mi Note 10, com a distribuição já em curso.
Aos utilizadores mais avançados que queiram instalar a versão "stable beta" nos respetivos Redmi Note 8 também já o podem fazer. Caso tenham o bootloader desbloqueado, têm que descarregar o firmware e instalar o mesmo através de uma solução de recovery como a TWRP.
Para uma instalação correta necessitam também da sua Mi Account, ou conta Xiaomi para fazer o sideload. Por outro lado, é agora uma questão de tempo até que a Xaomi comece a distribuir esta atualização estável.
Para o utilizador comum recomendamos esperar mais alguns dias ou semanas pela versão distribuída via OTA (over-the-air).
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Redmi 9AT: possivelmente o melhor telefone até 100 €
- Xiaomi Mi 11 Ultra será o primeiro a usar o sensor de 50MP da Samsung
- Xiaomi: nova Redmi Smart TV Max está a caminho e promete muita qualidade!