Xiaomi Redmi 6 - o que esperar do novo smartphone Android da Xiaomi?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Este é o aspecto do novo Xiaomi Redmi 6, um dos próximos smartphones económicos com a plataforma Android Oreo da Google. Chega amanhã para substituir os Redmi 5 apresentados em dezembro de 2017 e como podemos ver, as diferenças são...subtis.

Pouco depois de nos terem apresentado os topos de gama Mi 8 Explorer Edition, a Xiaomi prepara-se para renovar a sua gama de entrada. Para tal, apresentar-nos-á amanhã, dia 12 de junho, o seu novo smartphone Android que primará pela relação custo-benefício.

Vê ainda: revelado em imagens reais, chega no dia 12 de Junho

Agora, o próprio CEO da empresa, Lei Jun partilhou a imagem que ilustra este artigo e no qual podemos ver a parte frontal do smartphone. Aqui sem grandes surpresas e sem diferenças notórias face ao seu antecessor, o Redmi 5.

Ainda assim, cumpre ser dito que contamos com mais do que uma versão para este smartphone Android. Isto é, para além da versão standard do Xiaomi Redmi 6, contamos também com um novo Redmi 6A.

Xiaomi Redmi 6 chega amanhã e não vem sozinho!

Isto a propósito do facto de esta imagem retratar um dispositivo similar ao Xiaomi Redmi 6A que vimos anteriormente na TENAA. Note-se ainda que temos visto uma suposta versão standard com a típica notch ou monocelha no topo do ecrã. Agora, com base em todos os dados que foram divulgados, esperamos que amanhã sejam apresentados não um mais dois novos smartphones. Ambos com margens reduzidas e formato 18:9 para um ecrã alto e estreito. Todavia, apenas um deles terá a "notch".

Note-se que neste póster oficial (uma vez que foi partilhado por um dos órgãos da empresa), é clarificado o nome do mesmo. Temos aqui a clara indicação do seu nome, o Xiaomi Redmi 6. Ainda assim, resta a possibilidade de este ser a versão mais económica, o Redmi 6A.

Xiaomi Redmi 6A trará o sistema operativo Android Oreo da Google

Neste momento somos assim confrontados com duas possibilidades. A primeira sendo este smartphone o Redmi 6A e não a sua versão standard, o Redmi 6. A segunda sendo a não veracidade das fugas de informação anteriores.

Note-se que até à data já vimos algumas imagens reais que nos mostram aquilo que aparenta ser um protótipo da Xiaomi. Com efeito, as imagens seguintes foram divulgadas pela entidade de regulamentação das telecomunicações na China, a TENAA.

Segundo esta mesma agência, o Xiaomi Redmi 6 trará um ecrã de 5.45 polegadas de diagonal com resolução HD+. Posto isto teremos aqui um total de 1440 x 720 pixéis com o formato 18:9 para um look alto e estreito.

Hardware - Helio P22 da MediaTek

Já ao olhar para o novo póster publicado pelo CEO da empresa podemos ver que o terminal terá uma câmara frontal para selfies. Terá também o seu próprio flash LED para iluminar o rosto do utilizador.

Podemos também avançar que segundo as informações anteriores, o Xiaomi Redmi 6 adoptará o processador MediaTek. Este processador apresentado em meados de maio conta com núcleos Cortex A53, um total de 8.

Tratando-se de um SoC octa-core temos aqui uma frequência máxima de processamento a 2.0Ghz. Para além disso temos também um processo de construção a 12nm que fará desta plataforma móvel uma solução rápida e eficiente no consumo energético. Mais ainda, contamos com bastante atenção dada à inteligência artificial (IA).

Android Oreo chegará com a MIUI 9.5 ao Xiaomi Redmi 6

Esperamos ainda o reconhecimento facial (Face Unlock) para desbloqueio do smartphone. Funcionalidade esta que será mediada pela câmara frontal deste novo smartphone com a plataforma Android Oreo da Google. Contamos também com a interface própria da marca, a sua MIUI.

Podemos dar conta dos botões de seleção de volume e de On/Off na lateral direita do dispositivo móvel. Já o seu leitor de impressões digitais / sensor biométrico está localizado na traseira do smartphone, ao centro.

Na traseira deste smartphone Android contamos também com uma câmara dupla de alinhamento vertical. Aqui, com um sensor de 12MP, possivelmente nas duas câmaras. Mais ainda, apesar de não estar confirmado, este terminal poderá surpreender-nos ao trazer já uma versão estável da MIUI 10.

Amanhã teremos todas as confirmações acerca deste Xiaomi Redmi 6, Redmi 6A ou Redmi 6 Pro / Plus.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Mi 8 Explorer Edition ao OnePlus 6

Mi 8 SE

Mi Smart Sneakers 2 por 27€

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.