Xiaomi quer revolucionar as câmaras nos smartphones! Entende como

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter impressionado com o lançamento do Xiaomi Mi 10 Ultra, que continua a ocupar a primeira posição nos rankings da DxOMark, a marca continua a trabalhar em futuras inovações para as câmaras dos seus smartphones. De acordo com o site LetsGoDigital, a Xiaomi registou uma patente para uma nova câmara fotográfica muito interessante.

Parece que o principal objetivo da Xiaomi com esta nova abordagem é conseguir aumentar a qualidade das suas fotografias grande angulares, e ao mesmo tempo reduzir o número de sensores necessário no smartphone. Pelo que podemos ver na patente, o módulo fotográfico integra sensores móveis, que se poderão ajustar de acordo com o tipo de fotografia que pretendes tirar.

Xiaomi quer pôr fim à típica distorção causada pelas lentes ultrawide

Hoje em dia, é raro o smartphone que chega ao mercado sem ter integrada uma lente ultrawide, dando a possibilidade aos utilizadores de tirarem fotografias que integram muito mais do ambiente que os rodeia na imagem. No entanto, muitas vezes acabam por ficar com resultados que apresentam indesejadas distorções.

Por vezes, até mesmo com as correções realizadas digitalmente pelos smartphones, os resultados acabam por não retratar o cenário real de forma precisa. Além disso, estas câmaras apresentam sempre sensores de menor qualidade quando comparadas ao sensor principal.

Com esta nova abordagem, a Xiaomi iria não só conseguir garantir que essas distorções seria coisa do passado, mas também uma maior qualidade de imagem com sensores mais avançados.

Como poderá funcionar esta nova tecnologia

De acordo com as informações publicadas na patente, este módulo integra duas câmaras com um campo de visão tradicional, que podem ser movimentadas em sincronização. Com este movimento sincronizado, tornam possível a captura de imagens panorâmicas sem que exista distorção.

Além disso, este mecanismo vai também permitir a utilização de menos sensores no smartphone, resultando na presença de sensores de maior capacidade.

Nas imagens apresentadas, o módulo está sempre orientado na horizontal. No entanto, é feita referência que a tecnologia poderá também ser utilizada em módulos que estejam orientados na vertical.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10 Ultra lançado globalmente? Podes ajudar a acontecer
  • Xiaomi Redmi Note 9: câmara traseira tem um problema frustrante para os utilizadores!
  • A "mini" máquina de lavar loiça da Xiaomi já pode ser comprada (não precisa de canalização)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.