Xiaomi prepara smartphone mistério com Snapdragon 888 e Android 12

Rui Bacelar
Comentar

A terceira maior fabricante mundial de smartphones, de acordo com os dados fornecidos pelas agências de análise de mercado, prepara um novo dispositivo de gama alta. Agora, temos novas informações sobre o produto que trará caraterísticas técnicas de topo.

Carece ainda de nomenclatura oficial, mas pode vir a ser um dos novos Xiaomi Mi MIX 4, Xiaomi CC 11, e Xiaomi Mi MIX Fold 2 que têm vindo a ser sugeridos em diversas fugas de informação. Agora, temos a sua primeira listagem na plataforma Geekbench.

Em causa está o smartphone Xiaomi com o número de modelo M2102K1G

Xiaomi smartphone Android
Listagem na plataforma de testes Geekbench do smartphone M2102K1G.

O seu "coração", sem surpresas, será o Snapdragon 888 da Qualcomm, atualmente o SoC mais poderoso que podemos encontrar e esperar ter num smartphone Android. É uma das poucas certezas para os Xiaomi Mi MIX 4, Xiaomi CC 11, e Xiaomi Mi MIX Fold.

Enquanto trio de dispositivos de gama alta, a utilização de um SoC correspondente é natural e plausível. Agora, temos o novo modelo M2102K1G, restando saber se será uma nova adição ao trio supracitado, ou o modelo de um desses três smartphones.

Tendo em conta a listagem da Geekbench vemos que o smartphone foi testado nesta plataforma. Aí confirmaria a presença do SoC Snapdragon 888 da Qualcomm, 8 GB de memória RAM e o sistema operativo Android 12, da Google.

De acordo com a publicação 91mobile, esta será a versão global do smartphone Xiaomi Mi 11 Ultra, ainda que tal careça de confirmação oficial. Mais ainda, pela referência ao Android 12, de momento estará a utilizar uma versão beta do sistema.

O Xiaomi Mi 11 Ultra será um dos primeiros a estrear o Android 12

Mi 11 Ultra Global variant (M2102K1G) appears on Geekbench with Android 12 https://t.co/8Dznks6Tc8

— 91mobiles (@91mobiles) 21 de junho de 2021

A fonte supracitada sugere que este será o primeiro smartphone Xiaomi a chegar ao mercado global com o Android 12. Atualmente esta versão está a ser finalizada pela Google, com várias versões de testes, já relativamente estáveis, em circulação.

Desse modo e tendo em conta os esforços da Xiaomi em fazer chegar as novidades da Google aos seus dispositivos, consideramos provável esta tese. De momento, aliás, existem vários modelos da fabricante que já podem usar a versão developer preview do Android 12, podendo este ser um deles.

A identidade deste smartphone mistério não está, contudo, confirmada. No entanto, tendo em conta o histórico da fabricante é igualmente provável o desenvolvimento de um novo produto e o lançamento da versão global de outro existente.

Ainda assim, consideramos provável que o modelo M2102K1G seja efetivamente a versão global do Mi 11 Ultra.

Recordamos, por fim, os dois bastiões do Android 12. O design / aparência e a segurança / privacidade. Estas são as principais melhorias e mudanças a chegar a partir do final do verão aos smartphones Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.