Xiaomi prepara-se para competir com a Apple em mais um segmento de mercado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi pode estar a preparar-se para expandir o seu portfólio de equipamentos e entrar na área dos notebooks compactos.

Rumores sugerem que em breve a marca vai lançar o novo notebook Xiaomi Book S que vem para competir diretamente com os modelos Macbook de 13 polegadas da Apple.

Xiaomi Book S chega equipado com tecnologia Bluetooth para conexões sem fios

Novos rumores sugerem que a Xiaomi pode estar a preparar-se para entrar num novo segmento de mercado: o dos portáteis compactos. Foi agora descoberto, tanto na certificação Bluetooth SIG como na plataforma GeekBench, um novo portátil compacto designado por Xiaomi Book S.

Pelas informações até agora divulgadas, tudo aponta para que este modelo da Xiaomi venha competir diretamente com os modelos MacBook de 13 polegadas da Apple. Também com este lançamento, a marca chinesa aumenta o seu portfólio de produtos depois de, no passado, ter lançado o seu primeiro tablet Xiaomi Pad.

Mas vamos a pormenores sobre o novo notebook da Xiaomi. A certificação Bluetooth SIG nunca é muito reveladora sobre as especificações dos produtos, dando-nos apenas a indicação de que o equipamento terá tecnologia Bluetooth para estabelecer ligações sem fios a outros equipamentos. Nesse sentido, ao passar por esta certificação ficámos a saber que o Xiaomi Book S está equipado com Bluetooth.

Novo portátil compacto Xiaomi Book S vai chegar com processador baseado em ARM

Já a plataforma GeekBench é muito mais reveladora e habitualmente dá-nos algumas das especificações cruciais dos equipamentos. Neste caso em específico, informa que o novo notebook Xiaomi vai incluir um chip Qualcomm Snapdragon 8Cx Gen 2 com uma velocidade de clock de 3,0 GHz e baseado na tecnologia ARM.

Avança também que o equipamento terá uma memória RAM de 8 GB, já o armazenamento interno mantém-se desconhecido, assim como as restantes especificações técnicas.

Uma vez que o equipamento está a passar por algumas das certificações e plataformas cruciais para o seu lançamento, podemos esperar que entre no mercado muito em breve. No entanto, prevê-se que numa fase inicial esteja apenas disponível no mercado chinês.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi aposta em grande no seu novo smartphone dobrável com melhoramentos significativos
  • Nova polémica: Xiaomi ajusta desempenho especificamente para aplicações de benchmark
  • Xiaomi Black Shark 5: confirmada uma das melhores características do smartphone gaming
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt