Xiaomi prepara grandes surpresas com smartphones dobráveis para 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi pode apresentar até três novos smartphones dobráveis durante o próximo ano de 2021. São grandes surpresas, ou lançamentos inevitáveis consoante o grau de atenção do leitor às novidades da marca e destaques no mercado mobile.

Agora que a fabricante chinesa solidificou a sua posição no mercado global, com particular expressão na Europa, nos planos para o próximo ano estarão até três smartphones dobráveis. Este nicho, ainda embrionário, é atualmente dominado pela Samsung.

O primeiro smartphone dobrável da Xiaomi

Acima vemos um dos protótipos Xiaomi que circularam na Internet no início de 2020, ou mesmo antes. Trata-se, portanto, de um formato que tem vindo a ser estudado pela marca, aprendendo também com as implementações da Samsung, Huawei e Motorola/Lenovo.

O interesse da Xiaomi neste novo tipo de smartphones não é novidade, mas desde a partilha do vídeo colocado supra não voltamos a ouvir novidades da marca. O ano que agora finda, tumultuoso por natureza, não nos trouxe o tão desejado dobrável da Xiaomi.

Para 2021, no entanto, a marca estará mais confiante e segura deste novo formato. Espera-se também que a Xiaomi venha democratizar o acesso a estes smartphones com as suas propostas a serem mais competitivas que as da concorrência.

Contamos com três smartphones dobráveis da Xiaomi

A mais recente "prova" é a publicação no perfil de Twiiter de Ross Young @DSCCRoss da presente afirmação. De acordo com esta fonte a Xiaomi será a próxima fabricante a apresentar smartphones dobráveis e terá até três modelos já prontos.

O mesmo leaker sugere ainda que a gigante chinesa tem três formatos prontos, cobrindo todas as bases atualmente disponíveis no mercado. A saber, podemos ter um dobrável para fora, outro dobrável para dentro e, por fim, um dobrável estilo concha, ou flip.

Esta suposição baseia-se também num leque de patentes registadas pela Xiaomi, contrapondo as ofertas da concorrência. Aqui vemos, em visão esquemática, o funcionamento dos três formatos sugeridos.

Em síntese, contamos assim com três smartphones dobráveis da Xiaomi para 2021. Agora resta saber como se colocarão face à Samsung e Huawei no que diz respeito ao preço dos dispositivos móveis e quando poderão ser finalmente apresentados.

De qualquer modo, sabemos que este é um dos setores do mercado com maior potencial de crescimento. Com o mercado convencional a apresentar sinais de saturação, sobretudo no segmento de gama alta ou high-end, esta é uma possível solução.

Aguardamos, por fim, a publicação de mais dados concretos sobre as três propostas dobráveis da Xiaomi para 2021.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate 40E apanhado em certificação e segredos são revelados
  • Samsung Galaxy Book Flex 2 5G aparece em primeiros vídeos oficiais! Vê o unboxing
  • Atenção! Estas séries e filmes saem da Netflix no início de 2021
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.