Xiaomi prepara grandes surpresas com smartphones dobráveis para 2021

Rui Bacelar
1 comentário

A Xiaomi pode apresentar até três novos smartphones dobráveis durante o próximo ano de 2021. São grandes surpresas, ou lançamentos inevitáveis consoante o grau de atenção do leitor às novidades da marca e destaques no mercado mobile.

Agora que a fabricante chinesa solidificou a sua posição no mercado global, com particular expressão na Europa, nos planos para o próximo ano estarão até três smartphones dobráveis. Este nicho, ainda embrionário, é atualmente dominado pela Samsung.

O primeiro smartphone dobrável da Xiaomi

Acima vemos um dos protótipos Xiaomi que circularam na Internet no início de 2020, ou mesmo antes. Trata-se, portanto, de um formato que tem vindo a ser estudado pela marca, aprendendo também com as implementações da Samsung, Huawei e Motorola/Lenovo.

O interesse da Xiaomi neste novo tipo de smartphones não é novidade, mas desde a partilha do vídeo colocado supra não voltamos a ouvir novidades da marca. O ano que agora finda, tumultuoso por natureza, não nos trouxe o tão desejado dobrável da Xiaomi.

Para 2021, no entanto, a marca estará mais confiante e segura deste novo formato. Espera-se também que a Xiaomi venha democratizar o acesso a estes smartphones com as suas propostas a serem mais competitivas que as da concorrência.

Contamos com três smartphones dobráveis da Xiaomi

So the next foldable to hit the market will likely be from Xiaomi who is expected to have 3 foldables in the market in 2021. They will actually have all 3 types. The first will be outfolding, the second will be in-folding and the third will be clamshell.

— Ross Young (@DSCCRoss) 24 de dezembro de 2020

A mais recente "prova" é a publicação no perfil de Twiiter de Ross Young @DSCCRoss da presente afirmação. De acordo com esta fonte a Xiaomi será a próxima fabricante a apresentar smartphones dobráveis e terá até três modelos já prontos.

O mesmo leaker sugere ainda que a gigante chinesa tem três formatos prontos, cobrindo todas as bases atualmente disponíveis no mercado. A saber, podemos ter um dobrável para fora, outro dobrável para dentro e, por fim, um dobrável estilo concha, ou flip.

Esta suposição baseia-se também num leque de patentes registadas pela Xiaomi, contrapondo as ofertas da concorrência. Aqui vemos, em visão esquemática, o funcionamento dos três formatos sugeridos.

1st - Out - folding2nd - in - folding3rd & 4th - Clamshell👐 pic.twitter.com/SWr6rwVc2M

— Gadgetsdata(Debayan Roy) (@Gadgetsdata) 24 de dezembro de 2020

Em síntese, contamos assim com três smartphones dobráveis da Xiaomi para 2021. Agora resta saber como se colocarão face à Samsung e Huawei no que diz respeito ao preço dos dispositivos móveis e quando poderão ser finalmente apresentados.

De qualquer modo, sabemos que este é um dos setores do mercado com maior potencial de crescimento. Com o mercado convencional a apresentar sinais de saturação, sobretudo no segmento de gama alta ou high-end, esta é uma possível solução.

Aguardamos, por fim, a publicação de mais dados concretos sobre as três propostas dobráveis da Xiaomi para 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.