
A Xiaomi prepara-se para expandir a sua presença no mercado automóvel global e pretende abrir espaços de exposição de veículos. A informação vem de uma reportagem da CNBC, que falou com um alto executivo da companhia e revelou que a Xiaomi poderá até fabricar carros na Europa no futuro.
Anteriormente, a fabricante chinesa já tinha anunciado a intenção de levar os seus automóveis para a Europa em 2027, com o objetivo de rivalizar com outras marcas chinesas no continente, como a Xpeng e a Guangzhou Automobile Group.
A expectativa é que os showrooms da Xiaomi na Europa sejam semelhantes aos existentes na China, permitindo que os clientes não só experimentem os veículos, mas também compreendam o ecossistema que envolve os automóveis, como explicou Xu Fei, vice-presidente da empresa.
Vale lembrar que a Xiaomi inaugurou recentemente o seu Centro de Investigação, Desenvolvimento e Design Xiaomi EV Europe, em Munique, Alemanha, sendo a primeira instalação da marca fora do seu país de origem.
Segundo o comunicado, esta unidade de I&D terá como foco o desenvolvimento de “projetos de veículos de alto desempenho, novas tecnologias para carros elétricos, inovação em design, orientação para o cliente e investigação avançada”.
Além dos espaços de exposição e deste centro de investigação, a expectativa é que a Xiaomi venha também a produzir veículos elétricos na região, como adiantou Xu Fei à CNBC:
“Teoricamente, no futuro, acredito que certamente o faremos. A lógica é muito simples. Queremos estar entre os cinco maiores fabricantes do mundo em 15 a 20 anos. Se esse é o objetivo, é preciso ter uma fábrica própria aqui, certo?”