Os três novos modelos Xiaomi: SUV, sedã e um GT de alto desempenho
Depois de rumores a avançar que a Xiaomi iria atualizar o SU7, eis que agora surgem notícias de que afinal a marca chinesa está a preparar algo maior e com um impacto bastante mais relevante.
O site Pandaily está a avançar que a marca chinesa está a preparar o lançamento de três novos veículos elétricos. Nos planos estão um SUV, um sedã e um GT de alto desempenho; mais especificamente o YU9, o YU7 GT e o SU7 L, respetivamente.
Comecemos pelo SUV YU9, este terá entre seis e sete lugares para passageiros, assim como um sistema que lhe vai permitir fornecer uma autonomia estendida. O modelo vem enfrentar concorrência como o Aito M9, já disponível na China, e já passou por testes que indicam que está na fase final antes da produção em massa.
Passamos agora para o YU7 GT. Este bólide vai chegar voltado para o alto desempenho, com a equipa de desenvolvimento a focar-se no ajuste do chassi para que a suspensão e direção sejam mais precisas.
Outro dos pontos de foco do YU7 GT é um sistema avançado de gestão térmica, que visa manter os motores à temperatura certa em velocidades mais exigentes. Este modelo foi já detetado no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, em testes para avaliação de performance.
Por fim, o SU7 L. Este sedã será uma versão maior e mais sofisticada do já conhecido SU7. Os rumores avançam que o veículo terá mais de 5,2 m de comprimento e uma distância entre eixos maior do que 3,1 m. Infelizmente, não foram avançadas as motorizações e autonomia de cada um dos novos modelos.
A chegada da Xiaomi ao mercado europeu de elétricos
Será em 2027 que a Xiaomi vai começar a disponibilizar os seus elétricos no mercado europeu. A marca já confirmou a informação e as expetativas são muitas sobre se a marca chinesa terá o mesmo sucesso imediato registado em território nacional (China).
A dúvida está se a Xiaomi vai trazer todos os seus veículos ou apenas alguns vão ter direito a passar as fronteiras. Sabe-se que o Xiaomi SU7 Ultra já foi testado em estradas europeias, devidamente certificado pelas autoridades. Portanto, este modelo é um dos que podem ser comercializados fora da China.
E os rumores avançam que o novo YU7 GT pode também ser escolhido para solidificar a posição da marca chinesa no mercado de EV europeu. Até porque este será um concorrente do Tesla Model Y Performance.
Quanto aos outros modelos da Xiaomi, não há qualquer pista sobre a sua disponibilização na Europa, mas supomos que a marca chinesa não vai limitar os condutores europeus a veículos de alto desempenho.
