Xiaomi pode ter confirmado o design do seu próximo smartphone Mi 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A próxima geração de smartphones topo de gama da Xiaomi pode já ter o seu design garantido. Em causa está a submissão e registo de três novas patentes nas quais vamos três novos smartphones, tendo um deles fortes inspirações nos Samsung Galaxy S21.

Ao patentear este design, a Xiaomi torna-se na única detentora da propriedade intelectual em questão, podendo, ou não, aplicar este design aos seus futuros smartphones. Desse modo, é plausível que a marca já esteja a preparar a geração Xiaomi Mi 12.

As patentes mostram-nos o futuro dos smartphones Xiaomi

A Xiaomi é bem conhecida pelo seu vasto portefólio de smartphones Android e tendência crescente em lançar vários modelos com grande frequência. É já a terceira maior fabricante mundial de dispositivos móveis após o colapso da Huawei e tudo indica que continuará a crescer neste competitivo mercado.

Agora, vemos novos designs, já patenteados pela empresa liderada por Lei Jun e, ao contrário de patentes anteriores, o aspeto destes dispositivos é bastante familiar.

Aliás, acima vemos o aspeto de um possível smartphone algo similar aos atuais Galaxy S21 da fabricante líder de mercado, a Samsung.

O "Countour Cut" tal como nos smartphones Samsung Galaxy S21

O destaque vai para o módulo de câmaras fotográficas principal, com uma "ilha" bastante pronunciada. Aí vemos algo similar ao "Contour Cut" da Samsung onde também o módulo das câmaras tem um grande destaque, sendo construído em metal.

Mais concretamente, esta área dedicada às câmaras fotográficas é uma continuação da estrutura do smartphone, também ela em metal. Desse modo, torna-se notória a maior fluidez das suas linhas, além de conseguirem destacar as várias objetivas.

As imagens acima mostram-nos assim um possível smartphone Xiaomi com laterais disfarçadas, ecrã ligeiramente curvo e a câmara fotográfica frontal a perfurar o ecrã. Temos também a localização dos principais botões físicos na sua lateral.

O design patenteado pela Xiaomi ser aplicado aos Mi 12

Acima vemos uma terceira interpretação artística da mesma patente submetida pela Xiaomi. Em primeiro lugar temos uma visualização dos vários módulos fotográficos dispostos verticalmente, bem como um flash LED de enormes proporções.

Há, em seguida, ao centro, a representação do smartphone propriamente dito nos seus traços gerais e, na porção direita da imagem a representação daquilo que pode ser o painel em vidro. Note-se que a "ilha" das câmaras deve ser de construção metálica.

Veja-se, em jeito de comparação, a traseira do smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra 5G.

Importa realçar que estas patentes foram detetadas pela publicação LetsGoDigital, de origem holandesa e que, como de costume, nos brindaram com vários renders do material protegido.

O destaque foi para o primeiro dos três designs patenteados, antevendo aquilo que pode ser o próximo smartphone topo de gama da fabricante chinesa, o smartphone Xiaomi Mi 12.

Note-se também que, ainda que possa parecer precoce, o Xiaomi Mi 11 foi revelado oficialmente a 28 de dezembro de 2020, pelo que o seu sucessor já estará certamente a ser preparado. Portanto, é possível que o seu design também já esteja a ser protegido.

Caso efetivamente o Xiaomi Mi 12 venha a ter este look, o destaque iria então para as câmaras fotográficas. Com base no material revelado, teríamos uma objetiva periscópica, além do demais leque de sensores auxiliares e um novo sensor principal.

Também teremos um smartphone Xiaomi mais convencional

Acima vemos o segundo design patenteado pela Xiaomi, aqui já com uma linguagem mais familiar e próxima dos atuais dispositivos da marca. Temos um módulo de câmaras considerável, com espaço para pelo menos quatro objetivas e o flash LED.

A lateral deste telefone teria os botões On/Off, bem como o seletor do volume. Vemos ainda o auscultador presente na porção superior frontal, acima mesmo da câmara frontal. Note-se que as margens apresentam-se extremamente reduzidas.

Este poderia ser um dos próximos Mi 11T, caso a fabricante decida renovar essa linha de produtos. Vemos também que estas arestas serão mais retas, podendo o smartphone ficar de pé ao ser colocado na vertical.

O aspeto de até três novos smartphones Xiaomi

Por fim, o terceiro design patenteado pela Xiaomi acaba por ser o mais enigmático, tendo como ponto de destaque o módulo de câmaras fotográficas. Ostenta um total de três câmaras fotográficas com formato mais quadrangular e o respetivo flash LED.

Note-se que a submissão de uma patente não significa que a marca irá produzir tal produto / tecnologia. Significa, sim, que tal design pertence apenas à fabricante que o patenteia.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus Nord N200 5G: especificações técnicas e imagens do smartphone barato
  • Samsung dá nova esperança à produção de smartphone muito desejado
  • Samsung prepara três grandes surpresas para agosto no evento Galaxy Unpacked
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.