Xiaomi pode ter a caminho uma surpresa no carregamento rápido

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, a Xiaomi está já a testar uma tecnologia de carregamento rápido de 150 watts.

Mas o melhor de tudo é que em breve esta tecnologia pode entrar na fase de produção e massa e chegar aos utilizadores já com o modelo Xiaomi Mix 5.

Tecnologia de carregamento rápido de 150 watts permite uma carga completa em 15 minutos

Nestes últimos dois anos, as fabricantes de smartphones pouco puderam avançar no desenvolvimento de novas tecnologias, devido aos vários constrangimentos que a pandemia Covid-19 originou. Nesse sentido, a tecnologia de carregamento rápido fixou-se nos 120 watts, mas agora parece que tudo pode mudar.

De acordo com informações recentemente divulgadas, a Xiaomi está a testar uma tecnologia de carregamento rápido de 150 watts que, em breve, poderá entrar já na fase de produção em massa.

Aliás, as mesmas fontes avançam que o smartphone Mix 5 da marca chinesa pode já integrar esta tecnologia que, finalmente, chegará às mãos dos utilizadores.

Este é um passo importante na evolução da tecnologia de carregamento, uma vez que permite que o smartphone obtenha uma carga completa em apenas 15 minutos ou até menos.

Xiaomi e Leica juntam esforços para o Mix 5

Mas parece que não é apenas no carregamento rápido queo Xiaomi Mix 5 terá novidades para os utilizadores. Recentemente foi também divulgado que a marca chinesa juntou esforços com a Leica, conhecida pelas sua objetivas de topo, para trabalhar na parte ótica do equipamento.

Nos últimos anos, a Leica trabalhou com a Huawei nas câmaras dos seus smartphones, mas ao que tudo indica a parceria terá terminado, levando a Leica a juntar-se agora à Xiaomi. Para já o que se sabe é que o Xiaomi Mix 5 pode vir equipado com um sensor primário de 50 megapixéis com estabilização ótica de imagem.

Espera-se também que inclua um sensor variável ótico de 5x e 48 megapixéis e ainda um sensor ultra angular de 50 megapixéis. A confirmar-se a parceria com a Leica, todos os sensores integrados estarão sob a chancela desta marca.

Outras especificações esperadas no Xiaomi Mix 5

Mas vários rumores a circular no mundo Web deram já conta de outras especificações cruciais que podemos esperar ver no Xiaomi Mix 5. Assim, é provável que o terminal tenha aos comandos o processador Snapdragon 8 Gen 1 emparelhado com 12 GB de RAM.

Já no armazenamento interno espera-se uma capacidade de 256 GB. Outra das especificações apontadas para este terminal é que inclua o novo processador de imagem da marca Surge C2 ISP e que tenha suporte para comunicações 5G.

Mais: algumas fontes avançaram já que o Mix 5 pode também integrar uma câmara frontal de 48 megapixéis sob o ecrã, o que é um avanço significativo em ralação ao modelo anterior que conta com uma câmara para selfies de 20 megapixéis.

De resto, algumas fontes avançam que o Mi Mix 5 Pro pode estar equipado com um ecrã AMOLED de 6,73 polegadas com uma resolução WQHD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. É ainda apontado que tenha um brilho máximo de 1500 nits e que tenha suporte para HDR10 e Doly Vision.

Para já, espera-se que o Xiaomi Mix 5 chegue no segundo semestre deste ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO Find X5 Pro: começa a contagem decrescente para a apresentação
  • OnePlus Nord CE 2 5G: design e especificações confirmadas oficialmente
  • Huawei pronta para desenvolver sistema revolucionário para as suas câmaras
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt