Xiaomi pode revolucionar smartphones dobráveis com uma característica única

Mónica Marques
Comentar

A Xiaomi acaba de ver aprovada uma patente para um novo equipamento que pode revolucionar o segmento de smartphones dobráveis.

De acordo com a documentação, a marca chinesa tem agora como seu um design único e inovador de um ecrã flexível que pode ser destacado do corpo do smartphone.

Xiaomi está a trabalhar num smartphone dobrável com ecrã destacável?

Patente Xiaomi smartphone dobrável
Esboço da patente Xiaomi a mostrar o ecrã flexível e destacável do smartphone Crédito@ITHome

A Xiaomi é conhecida por solicitar muitas patentes e agora acaba de ver mais uma aprovada que sugere um possível caminho inovador para os samrtphones dobráveis da marca. Segundo a documentação, a Xiaomi a partir de agora pode usar um design único de um ecrã flexível que pode ser retirado do corpo do smartphone.

Segundo a mesma documentação, o corpo e o ecrã do smartphone podem ser separados um dos outro, sendo que o ecrã flexível envolve o corpo do smartphone quando ambos os elementos estão conectados.

Tal significa que o ecrã ode ser totalmente desdobrado quando está separado da restante estrutura do smartphone. A patente esclarece também que após ser removido do corpo do terminal, o ecrã é totalmente funcional, uma vez que existe transmissão de dados sem fios entre os dois elementos.

Para que o ecrã seja operacional fora do corpo do terminal terá que estar equipado com uma bateria separada da principal, além de ter de incluir computação básica.

De resto, mais pormenores não são conhecidos, como por exemplo o tamanho do ecrã e que tipo de padrão de comunicação sem fios irá usar para comunicar com o corpo do smartphone.

Também não está confirmado que a Xiaomi esteja já a trabalhar num equipamento com estas características, mas habitualmente as patentes da marca chinesa mostram como será o futuro dos seus terminais móveis.

Xiaomi 12 Lite 5G pode chegar com sensor de 108 megapixéis

Xiaomi 12 Lite
Imagens reais mostram pela primeira vez o Xiaomi 12 Lite

Entretanto, outros rumores relacionados com a Xiaomi dão conta de que em breve a marca chinesa pode lançar o modelo 12 Lite 5G. Uma das especificações apontadas para o novo terminal é a presença de um sensor de 108 megapixéis na sua configuração de câmara traseira tripla. Os restantes sensores serão um ultrawide com oito megapixéis e um sensor de profundidade com cinco megapixéis de resolução.

É também apontado que chegue com uma bateria de 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 67 watts e com um ecrã OLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização e 120 Hz.

Aos comandos do terminal estará o processador Snapdragon 778G com suporte para comunicações 5G e emparelhado com 6 ou 8 GB de memória RAM e 128 ou 256 GB de capacidade no armazenamento interno.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.