Xiaomi patenteia smartphone com câmara que não pensávamos voltar a ver!

António Guimarães
2 comentários

Através do Twitter, foi partilhada uma patente registada na China pela Xiaomi. A patente mostra um smartphone com uma característica interessante. A câmara frontal tem o formato pop-up, à semelhança do Xiaomi Mi 9T, lançado em 2019.

Xiaomi Files New Pop-Up Mobile Patent. I Think This One Will Launch Around 15-17K. pic.twitter.com/Sy4127AkPQ

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 10 de junho de 2020

Na verdade, esta patente precede o Xiaomi Mi 9T, pois foi registada em 2018. Significa que a Xiaomi já considerava na altura lançar equipamentos com câmara pop-up. Foi em 2018 que este tipo de câmaras começou a aparecer no mercado de smartphones.

No entanto, a indústria mobile altera-se depressa e neste momento, as câmaras pop-up já não são tão populares. Atualmente, as fabricantes preferem colocar buracos frontais onde algumas estão a desenvolver câmaras debaixo do ecrã, a Xiaomi sendo uma delas.

dsfs

De acordo com as imagens, a câmara pop-up está ligada ao módulo de câmara traseira. Desta forma, o mecanismo de deslize e a câmara traseira fazem parte de apenas um módulo.

Câmaras pop-up criam dificuldades para fabricantes

Uma das maiores desvantagens no fabrico de smartphones com câmara pop-up é a impossibilidade de tornar o equipamento resistente ou à prova de água. Para o utilizador, a maior desvantagem é alguma queda que danifique o mecanismo ou mesmo pedras e grãos de areia que possam entrar do mecanismo.

Considerando estas desvantagens, parece pouco provável que a Xiaomi venha a lançar um equipamento com este sistema específico. Por outro lado, a Xiaomi é uma marca que costuma surpreender o mercado e os seus utilizadores com equipamentos diferentes, como é o exemplo da linha Mi Mix.

Antes de ires, vê os melhores telemóveis Xiaomi, todos disponíveis no mercado. Além disso, descobre os melhores gadgets Xiaomi, todos disponíveis em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.