Xiaomi patenteia smartphone com câmara que não pensávamos voltar a ver!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Através do Twitter, foi partilhada uma patente registada na China pela Xiaomi. A patente mostra um smartphone com uma característica interessante. A câmara frontal tem o formato pop-up, à semelhança do Xiaomi Mi 9T, lançado em 2019.

Na verdade, esta patente precede o Xiaomi Mi 9T, pois foi registada em 2018. Significa que a Xiaomi já considerava na altura lançar equipamentos com câmara pop-up. Foi em 2018 que este tipo de câmaras começou a aparecer no mercado de smartphones.

No entanto, a indústria mobile altera-se depressa e neste momento, as câmaras pop-up já não são tão populares. Atualmente, as fabricantes preferem colocar buracos frontais onde algumas estão a desenvolver câmaras debaixo do ecrã, a Xiaomi sendo uma delas.

De acordo com as imagens, a câmara pop-up está ligada ao módulo de câmara traseira. Desta forma, o mecanismo de deslize e a câmara traseira fazem parte de apenas um módulo.

Câmaras pop-up criam dificuldades para fabricantes

Uma das maiores desvantagens no fabrico de smartphones com câmara pop-up é a impossibilidade de tornar o equipamento resistente ou à prova de água. Para o utilizador, a maior desvantagem é alguma queda que danifique o mecanismo ou mesmo pedras e grãos de areia que possam entrar do mecanismo.

Considerando estas desvantagens, parece pouco provável que a Xiaomi venha a lançar um equipamento com este sistema específico. Por outro lado, a Xiaomi é uma marca que costuma surpreender o mercado e os seus utilizadores com equipamentos diferentes, como é o exemplo da linha Mi Mix.

Antes de ires, descobre os melhores gadgets Xiaomi, todos disponíveis em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung deixa utilizadores furiosos! Vão seguir os passos da "Xiaomi e companhia"
  • Xiaomi faz concorrência ao IKEA com novas cortinas inteligentes!
  • Xiaomi Redmi 9 é oficial na Europa! Especificações e preço imbatível!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.