Xiaomi, OPPO e Vivo revelam um "Apple AirDrop" para Android através de uma nova aliança

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

De forma surpreendente as três fabricantes chinesas — Xiaomi, OPPO e Vivo — anunciaram a criação de uma nova aliança para a transferência de ficheiros 'entre marcas'. Ou seja, na sua essência, iram lançar uma espécie de Apple AirDrop para os smartphones Android.

De acordo com as informações publicadas pelas três marcas nas suas contas da rede social Weibo, será possível transferir ficheiros com velocidades até 20MBps, sem precisar recorrer a nenhum tipo de aplicação externa. Obviamente, esta nova forma de transferir ficheiros estará apenas disponível entre smartphones de fabricantes que façam parte desta aliança.

Finalmente! O Android vai receber uma 'espécie de AirDrop'

O AirDrop da Apple é uma das suas características mais populares, permitindo aos utilizadores transferir ficheiros entre dispositivos Apple de forma simples, rápida e segura. O mais importante é que, toda a sua interface é extremamente simples e fácil de utilizar, estando acessível a todo o tipo de utilizadores.

É isso mesmo que os utilizadores de smartphones Android desejam há muitos anos. No entanto, a grande diversidade de interfaces aplicadas pelas várias fabricantes ao sistema operativo Android, tornou isso impossível. A única forma de conseguir alcançar um resultado semelhante ao AirDrop, é através deste tipo de aliança.

Através de um simples clique, será possível transferir entre smartphones da Xiaomi, OPPO e Vivo, fotos, vídeos, músicas, documentos e mais, de forma rápida, estável e eficiente.

Mais fabricantes vão-se juntar a esta aliança em breve

Estas não são informações oficiais, mas parece muito provável que mais fabricantes acabem por se juntar em breve a esta nova aliança. Entre as três participantes, duas delas pertencem ao BBK Group, que tem no seu portefólio a OnePlus e Realme. Por isso, será de esperar que também estas duas fabricantes acabem por se juntar a este novo 'movimento'.

Atualmente, estas três fabricantes detêm cerca de 50% do mercado chinês, colocando esta nova funcionalidade disponível para a vasta maioria dos utilizadores. O resto do mercado é dominado pela Huawei, que finalizou o primeiro trimestre deste ano com um total de 34%.

Caso a gigante chinesa decida aderir a esta aliança, certamente colocará esta "Android AirDrop" no bom caminho para chegar eventualmente a todos os smartphones. Este é o grande objetivo das três pioneiras.

Quando chegará esta nova forma de transferir ficheiros?

Surpreendentemente, as três fabricantes esperam conseguir disponibilizar a versão beta deste serviço ainda antes do final do ano. Ainda que não fique disponível para todos os utilizadores, é um primeiro passo importante.

Muito possivelmente, durante o primeiro trimestre de 2020, todos os smartphones da Vivo, OPPO e Xiaomi irão suportar estas transferências. Num tom ainda mais positivo, esperemos que até lá, novas fabricantes se tenham já juntado a esta nova aliança.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme 5 Pro: leak revela surpresa nas suas especificações!
  • Xiaomi Mi Mix 4: mais confirmações sobre o próximo topo de gama
  • OPPO Reno 2: smartphone vai revolucionar com quatro câmaras e Zoom 20x!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.