Xiaomi e OnePlus? Todos deveriam copiar os swipes do Apple iPhone X

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Vodafone dá uma tareia à MEO e à NOS em velocidades 4G

Com o desaparecimento do botão Home a Apple teve de inovar a forma de interação com o smartphone. Adicionou ao Apple iPhone X a funcionalidade de "swipe up" (deslizar para cima) para voltar ao menu principal. Temos o "swipe e espera" para o "multi-tasking" e o "swipe esquerda ou direita" para mover de apps.

A Xiaomi e OnePlus foram as primeiras a adotar os swipes do Apple iPhone X

Esta decisão pode até não ser a mais lógica. Aliás, a empresa de Cupertino ofereceu um pequeno manual de instruções em conjunto com o iPhone X de forma a ensinar os utilizadores a utilizarem as novas funcionalidades.

A OnePlus na apresentação do OnePlus 5 referiu algo importante. "Temos de agradecer à Apple por ensinar os utilizadores a trabalhar com o efeito bokeh da câmara". Agora este agradecimento voltará mas em relação aos swipes.

Embora não seja tão intuitivo quanto botões de navegação, esta possibilidade dá aos fabricantes a oportunidade de inovar e redesenhar os seus smartphones. Tanto no hardware como no software.

Eu sei que não sou o único "maluco" a fazer swipe para cima quando não estou a utilizar o iPhone X. Esta funcionalidade estranha-se mas entranha-se.

Com a evolução dos smartphones e User Interfaces veremos mais marcas a escolher esta possibilidade. A Xiaomi trouxe na nova atualização ao Xiaomi Mi Mix e Redmi 5 Plus os swipes e tenho a certeza que o continuará a fazer com os futuros smartphones.

Quer gostes ou não da Apple, os swipes são uma dádiva que a empresa de Cupertino nos ofereceu.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Novo Sony Xperia Compact certificado pela FCC com ecrã 18:9

nePlus 5T numa comparação bizarra

Xiaomi continua expansão pela Europa chegando agora à Roménia

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.