
Volume de pedidos
O site Carnewschina está a divulgar a sessão de perguntas e respostas a que Lei Jun, CEO da Xiaomi, foi submetido sobre o novo e já muito bem-sucedido YU7. Uma das questões abordadas foi o volume incrível de reservas registadas.
Lei Jun apenas confirma os números avançados nas primeiras 24 horas após o lançamento do EV. Verificam-se as 200 mil reservas em três minutos e 240 mil pedidos “bloqueados”. Este tipo de pedido tem sido alvo de escrutínio e Lei Jun esclareceu tudo.
Os pedidos bloqueados são todos aqueles que já não são possíveis de cancelar, sendo considerados “pedidos firmes”. Lei Jun optou por não revelar mais números, afirmando: “acredite no que quiser acreditar”.
Quem é que está a comprar o YU7?
Segundo dados revelados por Lei Jun, menos de 15% de condutores do Su7 e SU7 Ultra resolveram mudar para o YU7. A média de idade dos compradores está nos 33 anos, com as mulheres a serem responsáveis por 30% dos pedidos.
Mais de metade dos compradores do YU7 (52,4%) são utilizadores da Apple, o que reforça a ideia da Xiaomi ter preparado o seu EV para o ecossistema da marca norte-americana.
As vendas têm sido mais fortes nas cidades de Pequim, Xangai e Hangzhou. Curiosamente, as mesmas cidades em que o Model Y da Tesla vendia mais.
A configuração é inflexível?
Sim e não. A Xiaomi vai permitir que entre 6 e 7 de julho, os clientes do YU7 com pedidos bloqueados possam alterar a configuração do seu veículo.
Mas atenção todos os outros pedidos se quiserem proceder a alterações vão ser recolocados na fila de espera, perdendo o seu lugar inicial. Recorde-se que o tempo de espera para entrega do YU7 Max está nas 60 semanas.
As táticas dos concorrentes
Sobre as campanhas de “intercetação” levada a cabo pelos concorrentes, Lei Jun aconselhou a que se concentrassem nos seus próprios produtos, destacando os pontos fortes. Deviam evitar “recorrer a informações falsas”.
O responsável máximo da Xiaomi assumiu a longa espera para receber o YU7. Aconselhou os condutores que necessitam de carro com urgência a considerar outros veículos de nova energia, como o Xpeng G7, e até mesmo o Model Y da Tesla.
Aliás, Lei Jun reconheceu a excelência do EV da Tesla e afirmou que pretende superá-lo em todos os pontos. O responsável máximo da Xiaomi confirmou ainda que o foco é o mercado doméstico e que uma expansão internacional não acontece antes de 2027.