
A estratégia de lançamentos da Xiaomi parece estar a sofrer alterações significativas este ano, com benefícios diretos para os consumidores que não gostam de esperar. Depois da apresentação na China em setembro, tudo indica que a versão global do Xiaomi 17 chegará aos mercados internacionais, onde se pode incluir Portugal, já em janeiro de 2026.
Esta antecipação coloca o novo topo de gama nas prateleiras mais cedo do que o habitual, já que pode encurtar o tempo de espera entre o lançamento doméstico e o global. As informações mais recentes, corroboradas por testes de benchmark na plataforma Geekbench, mostram um dispositivo Xiaomi com o número de modelo 25113PN0EC, que se acredita ser a variante global do Xiaomi 17.
O que esperar do Xiaomi 17
Este equipamento surge listado com 12 GB de memória RAM e a correr o sistema operativo Android 16. O "motor" deste smartphone será o novo processador Snapdragon 8 Elite Gen 5, que promete um desempenho de topo, com pontuações de 3176 pontos em single-core e 10010 em multi-core.
A ficha técnica esperada para a versão global mantém as características do modelo chinês. Estamos a falar de um ecrã LTPO AMOLED de 6,3 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz e um sistema de câmaras triplo de 50 MP na traseira. No entanto, o destaque vai para a bateria de 7000 mAh com carregamento de 100 W.
É uma capacidade invulgarmente alta para um dispositivo destas dimensões. Enquanto a marca prepara este lançamento, mantém o foco na estabilidade do software atual, tendo sido confirmada a correção de bugs para estes três terminais, para garantir que o ecossistema se mantém fiável.
Pré-venda do Xiaomi 17 Ultra pode começar em dezembro na China
Para quem procura o máximo que a tecnologia pode oferecer, as notícias sobre o Xiaomi 17 Ultra são ainda mais surpreendentes. Os relatos vindos da China, avançados pelo leaker "Smart Pikachu", indicam que a pré-venda deste modelo Ultra poderá arrancar no mercado doméstico entre 15 e 25 de dezembro.
Isto significa que alguns utilizadores chineses poderão ter o aparelho ainda antes do final do ano. Recorde-se que o Xiaomi 15 Ultra só foi lançado no final de fevereiro de 2025. O Xiaomi 17 Ultra promete manter o sensor principal de 1 polegada, mas os rumores sugerem uma alteração na configuração de zoom.
Ao que tudo indica, a lente secundária poderá ser trocada por um sensor telefoto de 200 MP. Esta mudança no módulo de câmaras tem gerado discussão e, recentemente, o Xiaomi 17 Ultra surgiu numa imagem real para confirmar um dos receios dos fãs sobre a estética e configuração desta nova "super câmara".
Para o mercado global, a chegada do modelo Ultra deverá acontecer um pouco mais tarde, provavelmente em início de março, coincidindo com o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona. No entanto, a chegada antecipada do modelo base Xiaomi 17 em janeiro poderá significar um início de ano mais atribulado para a fabricante chinesa na Europa.
Xiaomi 15 continua a cair de preço
