Xiaomi: mostramos-te aqui como vão ser os novos smartphones da série 12

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

É uma das séries de smartphones mais aguardadas deste ano e agora foram reveladas imagens das capas que desvendam o design traseiro dos novos modelos.

As imagens agora divulgadas mostram as configurações de câmara traseira de cada um dos quatro modelos que serão apresentados oficialmente ainda este ano.

Xiaomi 12: Capas mostram configurações de câmara traseira distintas e tamanho dos terminais

Segundo todas as previsões avançadas, faltam pouco mais de duas semanas para a nova série topo de gama Xiaomi 12 ser apresentada oficialmente, a nível global. Agora foram reveladas imagens das possíveis capas dos modelos que desvendam a configuração do módulo de câmara traseira dos quatro equipamentos que chegam no final deste ano: Xiaomi 12, 12 Pro, 12 Ultra e 12X.

E, como podemos constatar, as imagens desvendam agora não só o tamanho dos terminais como a configuração de câmara traseira que cada um dos módulos irá apresentar. Os modelos Xiaomi 12, 12X e 12 Pro parecem integrar um módulo vertical com três orifícios para os sensores e um quarto, mais pequeno, para o flash LED.

Mas a imagem que chama mais se destaca é, sem dúvida alguma, a do modelo Xiaomi 12 Ultra, cujo módulo de câmara se distingue completamente dos seus congéneres. Desde logo, parece ter ido buscar inspiração ao design do Huawei Mate 40 para localizar cada um dos seus sensores, flashes LED e outros módulos auxiliares. Ao todo, temos oito orifícios.

Xiaomi 12 com carregamento rápido de 67 watts e 12 Pro com suporte para carregamento flash de 120 watts

No entanto, para confirmar o que está presente efetivamente na configuração de câmara do Xiaomi 12 Ultra teremos de esperar até à primavera do próximo ano, uma vez que só nessa altura a marca irá desvendar o modelo.
Para já, na data prevista de 28 de dezembro, espera-se que a marca chinesa apresente apenas os modelos Xiaomi 12, 12 Pro e 12X.

Até ao momento, a única especificação confirmada pela própria marca é que o modelo padrão Xiaomi 12 irá estar equipado com o novo processador Snpadragon 8 Gen 1. No entanto, a certificação 3C recebida pelo modelo revelou que o equipamento terá suporte para carregamento rápido de 67 watts.

Por sua vez, o conhecido e fiável leaker Digital Chat Station já avançou de que este modelo será alimentado por uma bateria de 4500 mAh. Notícias anteriormente divulgadas davam também conta de que o Xiaomi 12 Pro deverá integrar suporte para carregamento rápido de 120 watts.

Xiaomi 12 Lite e 12 Lite Zoom com processador Snapdragon 778G ou Snapdragon 780G

E, apesar de os modelos Xiaomi 12 Lite e 12 Lite Zoom só serem esperados no primeiro trimestre do próximo ano, algumas das suas principais especificações já circulam no mundo Web.

Assim, espera-se que ambos os modelos estejam equipados com um ecrã AMOLED Full HD+ de 6,55 polegadas com uma taxa de atualização de 120 Hz. Na parte ótica vão contar com uma configuração de câmara traseira tripla, com um sensor primário Samsung GW3 de 64 megapixéis.

No que diz respeito ao processador, não existe ainda consenso, mas ao que tudo indica os smartphones vão integrar ou o Snapdragon 778G ou o Snapdragon 780G. E, por esta razão, é que a designação Lite foi acrescentada. Recorde-se que os modelos superiores desta linha contam com o novo Snapdragon 8 Gen 1 com uma frequência de até 3 Ghz e uma taxa de transferência de dados de até 10 Gb/s.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: próximo smartphone dobrável reserva boas surpresas
  • MIUI 13 chega a todos estes smartphones Xiaomi [lista completa]
  • Xiaomi surpreende ao apresentar novo smartphone. Mas não é o que se esperava
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt