Xiaomi Mix Fold 3 vai surpreender com este trunfo da Sony

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones dobráveis estão entre os dispositivos móveis mais inovadores no mercado, com dois formatos a serem explorados pelas principais fabricantes, o molde em concha e o formato em livro. Este último, popularizado pelos Galaxy Z Fold e seguidos, por exemplo, pela gama Xiaomi MIX Fold que muito em breve contará com a terceira iteração destes produtos.

Sabemos, de momento, que o Xiaomi MIX Fold 3 está em desenvolvimento no seio da fabricante chinesa. Será um dos produtos mais ambiciosos da marca embora os seus antecessores não chegassem ao mercado da Europa. Ainda assim, perante a crescente popularidade do formato, e já com o Xiaomi 13 Ultra disponível (até) em Portugal, podemos ter boas notícias.

Xiaomi MIX Fold 3 aquecerá o mercado mobile no verão de 2023

Xiaomi MIX Fold 3

Em primeiro lugar, os rumores sobre o Xiaomi MIX Fold 3 sobejam já desde o mês de fevereiro. Entretanto, de modo gradual, têm surgido novos detalhes como o que agora damos a conhecer. Este telefone deve integrar o melhor sensor de imagem fabricado pela Sony com 1 polegada de diagonal.

Os detalhes foram agora avançados pelo leaker Digital Chat Station através da rede social chinesa Weibo. Aí, a fonte revela que após ter visto um protótipo do Xiaomi MIX Fold 3, pode testemunhar algumas das capacidades da unidade já funcional.

Ainda que não tivesse nomeado especificamente o produto, tendo em consideração a descrição, tudo aponta efetivamente para o próximo Xiaomi MIX Fold 3 da fabricante chinesa. O telefone, ao que tudo indica, será revelado durante o mês de agosto.

Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm alimentará o Xiaomi MIX Fold 3

• Snapdragon 8 Gen 2• Up to 5x optical zoom • 50w wireless charging Xiaomi Mix Fold 3 is expected to launch in the coming moths, around August pic.twitter.com/A4yJjw7W8P

— Anthony (@TheGalox_) 19 de junho de 2023

O destaque vai para a utilização do sensor Sony IMX989 com 1 polegada de dimensão num smartphone dobrável. Algo inédito até então devido ao tamanho físico ocupado pelo próprio sensor no corpo do dispositivo móvel. Além disso, também as câmaras secundárias utilizarão sensores Sony IMX9xx, ou seja, componentes da mais alta gama.

Por outro lado, segundo o código-fonte da MIUI, este dispositivo móvel terá a interface MIUI 14 com o sistema operativo Android 13, ou seja, a mais recente versão do software disponível - algo previsível. Terá também uma estrutura mais fina e leve que os seus antecessores.

Xiaomi MIX Fold 2
O atual smartphone Xiaomi MIX Fold 2.

O Xiaomi MIX Fold 3 terá carregamento rápido por cabo a 67 W e carregamento sem fios a 50 W. Terá também uma certificação IP que lhe conferirá alguma proteção contra a água e o pó.

Por fim, de momento não sabemos qual será a sua disponibilidade, caso seja ou não lançado fora da China. Sabemos ainda que estará disponível em cabedal preto, ou vidro branco, como os dois principais esquemas de cor.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.