O smartphone dobrável Xiaomi MIX Fold 3 é oficial! Apresentado pela mão de Lei Jun, CEO e co-fundador da marca chinesa, é o mais avançado telefone da marca asiática com construção premium, caraterísticas topo de gama e ainda mais elegante para 2023.
Esta é a resposta da Xiaomi ao novo Samsung Galaxy Z Flip5 e Z Fold5 com o seu dobrável a superar ambos na reduzida espessura do dispositivo. Tem, além disso, vários pontos de melhoria sobre o antecessor, o Xiaomi MIX Fold 2 que daremos a conhecer.
Xiaomi MIX Fold 3 é o dobrável mais fino do mercado em 2023
Seguindo os mesmos princípios de design e construção, o novo Xiaomi MIX Fold 3 tem cerca de 5 mm de espessura quando aberto e perto de 11 milímetros quando fechado. O seu corpo é construído em alumínio e vidro, com várias cores à disposição.
Entre os esquemas de cor temos o dourado, preto e uma nova variante cujo acabamento é bastante similar à fibra de carbono, não só visualmente, como também em robustez. Aliás, a marca batizou este composto de Dragon Scale Fiber ou fibra de escama de dragão.
O nome é cativante para este material que combina uma fibra de cerâmica, com outros compostos para aumentar a sua durabilidade e resistência. Segundo a própria Xiaomi, a nova Dragon Scale Fiber é até 36 vezes mais robusta que o vidro convencional.
Smartphone está mais fino e mais robusto com a nova Dragon Scale Fiber
Temos também um mesmo ecrã interno de 8,02 polegadas de diagonal com tecnologia LTPO AMOLED de resolução 2K e alta taxa de atualização da imagem. Tememos também uma nova dobradiça em formato de gota de água que permite ao dispositivo fechar completamente. Ou seja, quando fechado não temos uma ranhura entre as duas porções do ecrã, assentando estas plenamente.
Em todo o caso, a Xiaomi quis melhorar a durabilidade do ecrã e fê-lo de várias formas. Para começar temos uma nova placa de suporte do ecrã construída numa liga de aço e titânio para maior robustez sem aumentar bastante o peso do telemóvel.
Em simultâneo temos também a utilização da mais recente geração do vidro Gorilla Glass Victus 2 da Corning, o composto mais robusto para resistir a riscos e quedas.
Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm é o "motor" do novo dobrável Xiaomi
Numa outra tónica, o seu processador ou chipset é o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, atualmente o mais avançado processador para smartphones Android. Tem também até 12 GB de memória RAM e armazenamento interno desde 256 GB.
Destaca-se também o sistema de câmaras fotográficas no Xiaomi MIX Fold 3 com a LEICA em destaque. Com efeito, temos um novo sistema de câmaras liderado pelo sensor primário de 50 MP Sony IMX989, acompanhado por uma teleobjetiva e câmara com ampliação ótica (zoom ótico) de 3,2 vezes.
Sistema de câmaras LEICA é um dos pontos fortes do novo MIX Fold 3
Para finalizar temos uma quarta câmara fotográfica com ótica periscópica e uma ampliação ótica total de 5 vezes, muito à semelhança do que encontramos atualmente nos Xiaomi 13 Pro. Em suma, temos uma câmara grande angular, duas câmaras com zoom ótico e uma câmara ultra-grande angular a completar o segmento.
Para alimentar o novo Xiaomi MIX Fold 3 temos uma bateria d 4 800 mAh de capacidade com suporte para carregamento rápido a 67 W de potência. Temos também o carregador incluído na caixa do smartphone à boa maneira da marca chinesa.
Preço e disponibilidade do novo Xiaomi MIX Fold 3
O smartphone Xiaomi MIX Fold 3 foi apresentado no evento anual de apresentação de produtos da Xiaomi na China. O seu lançamento terá lugar no país natal, apontando-se sobretudo para o mercado doméstico.
Dito isto, de momento não temos informações sobre a disponibilidade além-fronteiras. Aliás, as gerações anteriores deste smartphone não foram comercializadas fora da China, pelo que os antecedentes não são positivos.
Por fim, a marca de Lei Jun não revelou ainda o preço de venda ao público para o seu novo Xiaomi MIX Fold 3.
Editores 4gnews recomendam: