O Xiaomi Mi Notebook Pro foi uma lufada de ar fresco no meu quotidiano. O computador traz o Windows 10 como sistema operativo e tenho de admitir que não foi fácil de me habituar a trabalhar nele.
O gadget tem sido o meu portátil principal. Desde jogos a pequena tarefas, deixei o Macbook Pro de lado para utilizar este "Pro" da Xiaomi.
Vê ainda: Google Duo, WhatsApp e Messenger: Teste à qualidade de videochamada
Honestamente, fazer a review deste computador não foi fácil. Primeiro tive de sair da minha área de conforto. Não tenho problemas em analisar um smartphone, porém, um computador portátil a história muda de figura.
Este Xiaomi Mi Notebook Pro não é para qualquer um. O terminal não é propriamente barato e é um computador portátil grande e pesado, ou seja, pouco portátil. É aqui que a minha primeira crítica menos positiva aparece.
Xiaomi Mi Notebook Pro é uma beleza de design e construção
Só escolhe um computador de 15.6" polegadas quem quer, contudo, não esperes que este terminal seja fácil e leve de transportar. Se és um daqueles que queres algo para estar constantemente ao teu lado, talvez o Xiaomi Mi Notebook Pro não seja uma opção para ti.
Sabe mais sobre preços e envios aqui
Este peso é, no entanto, por uma boa razão. O computador com Windows 10 traz-nos especificações topo de gama e uma performance inacreditável.
Ainda um pouco enferrujado com o Windows 10, consegui trabalhar com tudo aquilo que estou habituado no meu Macbook. Aliás, consegui fazer bem mais visto que para jogos este é também um portátil fantástico.
Não foi fácil voltar para um computador com Windows 10
Os dois jogos que joguei (e jogo) sempre que tenho a oportunidade foram o PUBG e o muito amado Counter-Strike. No PUBG o Xiaomi Mi Notebook Pro bufa que nem um aspirador mas os gráficos e a performance são de impressionar.
Aquando o jogo exigi um pouco mais do computador com um multi-tasking pesado e continuou a mostrar porque é que custa um pouco mais do que os modelos "Air" da Xiaomi.
O modelo testado foi o Xiaomi Mi Notebook Pro com processador Intel e 16GB de RAM, contudo, tens ainda uma opção mais barata com o Intel i5 e 8GB de RAM. Aliás, podes aproveitar mais de 200€ de desconto nesta unidade agora mesmo aqui.
Especificações do Xiaomi Mi Notebook Pro testado
- Microsoft Windows 10
- Processador Intel i7 a correr até 4.0Ghz
- Nvidia GeForce MX150
- 16GB RAM DDR4
- 256GB SSD armazenamento
- Ecrã 15.6" polegadas FullHD
Parece difícil de acreditar mas este "Pro" traz entradas até dizer chega em pleno 2018. O Xiaomi Mi Notebook Pro oferece-nos duas entradas USB 3.0, HDMI, 2 USB-C, leitor de cartões e entrada 3.5" para headphones.
A construção do Xiaomi Mi Notebook Pro junta-se com um design simplista e elegante. É o que mais adoro neste computador. Para além de ter entradas de "Pro", dá-nos uma construção e design que podem ser apenas comparados aos portáteis da Apple.
O ecrã é vibrante e sei que gostarás de usufruir conteúdo nele. Não é o display com maior contraste que já vi no mercado, porém, é muito agradável. Toma em atenção que não é tátil (ainda bem).
Sabe mais sobre preços e envios aqui
O trackpad do Xiaomi é grande e finalmente assertivo. Esta foi uma das maiores reclamações que tive no modelo "Air". Para além de rápido oferece-nos ainda a possibilidade de desbloquear o ecrã com sensor biométrico no canto do trackpad. Algo que a Apple devia ter feito para todos os seus modelos "Pro".
O teclado é, na minha opinião, o menos atrativo deste computador. As teclas são altas, com muito espaçamento e demasiado duras. Para quem escreve demasiado no computador verá que passado umas horas está com os pulsos doridos.
As teclas contam com a típica retroiluminação, porém, não é ajustável. Ou ligas ou desligas. Gostaria de ter visto um pouco mais de opções neste aspeto. Principalmente dado o preço do computador.
Sabe mais sobre preços e envios aqui
Lembra-te que o teclado chega com o layout em Inglês. Pessoalmente não tenho problemas em utilizar tal, contudo, podes sempre comprar uns autocolantes para as teclas.
A bateria do Xiaomi Mi Notebook Pro está também longe da perfeição. Se tivesse a exigir um pouco mais do computador conseguia apenas 3.30h ou 4h da sua bateria. A performance é fantástica mas a autonomia não. Não te esqueças do carregador.
Importante referir que o computador chegou com windows 10 em chinês. Acabei por comprar uma licença por pouco mais de 10€ e facilmente ficou resolvido o problema.
Este Xiaomi Mi Notebook Pro é uma ótima escolha e não podia estar mais certo disso mesmo. Sei que adorarás quase tudo nele. Tem apenas noção que é pesado e grande. Características que num portátil dou muito valor.
Assuntos relevantes na 4gnews: